O Programa UT Austin Portugal, coordenado pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), vai financiar vários estágios na Universidade do Texas em Austin (EUA) nas áreas de Computação Avançada, Nanotecnologias, Física Médica e Interações Espaço-Terra.

A chamada para Expressões de Interesse está aberta até 5 de junho e destina-se a docentes, investigadores e estudantes de mestrado e doutoramento afiliados a universidades ou outras organizações que desenvolvam atividades de I&D estabelecidas em Portugal . Os estágios, com uma duração de dois a três meses, deverão arrancar em meados de setembro e estar concluídos até 31 de dezembro de 2023.

“Esta oportunidade pretende dar aos investigadores meios para que possam realizar atividades de I&D numa instituição com o prestígio da UT Austin sob a orientação de investigadores de alto nível daquela universidade norte-americana”, adianta Andreia Passos, Diretora Executiva do Programa UT Austin Portugal.

Os estágios deverão endereçar tópicos nas quatro grandes áreas científicas do Programa: Nanotecnologias, Interações Espaço–Terra, Computação Avançada e Física Médica. Indicativamente, a iniciativa dispõe de 10 vagas. Contudo, este número pode aumentar se a dotação orçamental prevista não se esgotar naquele lote indicativo.

Os candidatos selecionados celebrarão um contrato que especifica, entre outros aspetos, as componentes do apoio prestado durante o período de intercâmbio, e que inclui subsídio mensal, seguros de saúde e de acidentes pessoais, e dependendo do grau académico do candidato, ainda um subsídio único de viagem.

Para Andreia Passos, “estes estágios permitem que os investigadores estabeleçam relações de colaboração que tendem a perdurar bem para lá do período de estágio. No caso dos investigadores mais novos, a experiência pode mesmo ser uma viragem no seu percurso”. Os interessados podem consultar o regulamento que se encontra disponível no website do Programa.

Sobre o Programa UT Austin Portugal

O Programa UT Austin Portugal é uma parceria entre a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e a Universidade do Texas em Austin, no âmbito da iniciativa do Governo Português GoPORTUGAL – Global Science and Technology Partnerships Portugal.

Coordenado pelo INESC TEC desde 2018, o Programa visa promover o conhecimento em áreas emergentes da Ciência e Tecnologia, através do apoio à investigação, formação avançada, transferência de tecnologia e inovação.

Desde 2018, o Programa já levou 19 investigadores de Portugal à UT Austin no âmbito de iniciativas de mobilidade.