Aproveitando uma semana em que se assinala o Dia Mundial da Atividade Física, 6 de abril, e o Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, o Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP) promove, esta quarta-feira, 8 de abril, a partir das 16h00, uma sessão de atividade física online especialmente dedicada à população mais idosa (maiores de 65 anos).

Inserida na agenda semanal do Programa UPFIT em Casa, a sessão Sénior Fitness resulta de uma parceria com o programa “Mais Ativos Mais Vividos”, que decorre desde há 22 anos, na Faculdade de Desporto da U.Porto (FADEUP), com a participação de mais de 250 participantes regulares ao longo do ano.

“Sabendo-se dos benefícios do exercício físico neste âmbito, parece adequada a inclusão de sessões extensivas a idosos de diferentes contextos na agenda do UPFit em casa, de forma a conseguirmos contrariar o sedentarismo que vise contribuir para um processo de envelhecimento positivo, bem-sucedido e ativo”, explica a pró-reitora do Desporto e Qualidade de Vida da U.Porto e responsável pelo projeto, Joana Carvalho.

A sessão será assegurada, como sempre, pelos monitores do Centro de Desporto da U.Porto. (Foto: CDUP-UP)

O  programa “Mais Ativos, Mais Vividos” nasceu há mais de duas décadas com o objetivo de proporcionar à população idosa uma prática desportiva informal, recreativa e inclusiva mas regular e vocacionada para a promoção da saúde e qualidade de vida. Para isso, implementa semanalmente sessões de exercício físico “dirigidas ao desenvolvimento integral do idoso, com impacto no retardar do declínio físico, funcional, cognitivo e emocional, mas sempre ajustados às características da população alvo e em concordância com os princípios gerais do treino desportivo”, realça Joana Carvalho.

A sessão Sénior Fitness junta-se assim ao vasto e bem-sucedido programa de atividade física que o CDUP-UP tem levado até casa dos portugueses desde o passado dia 16 de março.

Dinamizado através dos canais do CDUP-UP nas redes sociais – de youtube, no facebook e instagram – o programa inclui desde sessões de atividade física adaptada, a atividade física para crianças, sessões de musculação, aulas de grupo, entre muitas outras opções destinadas a todas as idades. Para esta semana está também agendada uma aula de Judo.