O programa IACOBUS Papers reconheceu recentemente quatro investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) pelos seus artigos publicados na área da Química Medicinal, realizados em colaboração com cientistas da Universidade de Santiago de Compostela.

Um dos artigos, da autoria de Alexandra Gaspar, Fernanda Borges e Carlos Fernandes, explora a estrutura química da 4-oxoquinolina, devido às suas propriedades farmacológicas. “Esta estrutura química é usada hoje em dia em antibióticos como as fluoroquinolonas, como por exemplo a ciprofloxacina, substâncias muito utilizadas em infecções urinárias”, explica Alexandra Gaspar.

Já o paper intitulado 3-Phenylcoumarins as a Privileged Scaffold in Medicinal Chemistry: The Landmarks of the Past Decade, da autoria de Maria João Matos, foca-se nas 3-fenilcumarinas, uma família de moléculas heterocíclicas que são amplamente utilizadas tanto na Química Orgânica como na Química Medicinal. No artigo, foram incluídos e discutidos, com um foco especial em aspetos relacionados à sua origem natural, procedimentos sintéticos e aplicações farmacológicas.

“As 3-fenilcumarinas, de acordo com os grupos funcionais que apresenta o esqueleto químico base, têm possíveis aplicações em diversas áreas como as doenças neurodegenerativas, inflamatórias, cardiovasculares, etc. São estruturas quimicamente versáteis, que além das aplicações farmacológicas têm também um elevado interesse na síntese de estruturas mais complexas”, esclarece Maria João Matos.

Os quatro cientistas integram o grupo de Química Medicinal do Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto (CIQUP), sediado na FCUP e liderado pela docente Fernanda Borges.

O programa IACOBUS – Publicações Científicas (Papers) visa encorajar a colaboração científica transfronteiriça entre a região norte de Portugal e a Galiza. Um dos objetivos é promover atividades de comunicação e divulgação científica, por meio do apoio financeiro para a publicação de artigos em revistas científicas indexadas no Clarivate Analytics Journal Citation Report (JCR).