Lourenço Ramos-Pinto, Marina Machado e Luís Baião levaram para casa os prémios de melhor comunicação oral, pitch e póster, respetivamente.  (Foto: DR)

A investigação jovem do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR-UP) esteve em grande destaque na edição deste ano workshop do Programa Doutoral em Ciência Animal do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), ao arrebatar os três prémios – melhor comunicação oral, pitch e póster – em competição.

Esta sexta edição do workshop decorreu no ICBAS no passado dia 13 de setembro, e deu a todos os doutorandos a oportunidade de apresentarem os seus mais recentes resultados a uma plateia de cerca de 100 participantes. Isto num evento que, segundo Jorge Dias, diretor do conselho consultivo do SANFEED (linha de especialização em ambiente empresarial do Programa Doutoral em Ciência Animal), “atingiu um nível equiparado aos melhores congressos mundiais”.

Apesar do elevado nível científico de todos os trabalhos, destacaram-se então as comunicações de três estudantes que estão a desenvolver o seu trabalho de investigação CIIMAR. Marina Machado (ICBAS-UP | CIIMAR | i3S | IBMC) venceu na categoria de melhor apresentação oral. Já Lourenço Ramos-Pinto (ICBAS-UP | CIIMAR | SPAROS) e Luís Baião (ICBAS-UP | CIIMAR | SENSETEST) distinguiram-se nas categorias de na categoria de melhot pitch e melhor póster, respetivamente.

Evento juntou cerca de 100 participantes no ICBAS. (Foto: Lourenço Ramos-Pinto)

O workshop ainda com a presença de dois dos maiores especialistas internacionais em nutrição animal: Sachi Kaushik que fez um ponto da situação sobre o estado atual da aquacultura orgânica, e Richard Dewhurst que se focou na importância de biomarcadores baseados no microbioma do rúmen da vaca para melhorar a eficiência alimentar destes animais.

Lançado em 2009, o Programa Doutoral em Ciência Animal do ICBAS é um curso pioneiro em Portugal, que integra as especialidades em Genética e Melhoramento, Morfologia e Fisiologia, Nutrição, Sistemas de Produção, e Tecnologia dos Produtos Animais. Desde o ano letivo 2014/2015 que a especialidade em Nutrição Animal acolhe, ainda, o programa SANFEED (Sustainable Animal Nutrition and Feeding), coordenado pelo ICBAS e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).