A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) recebeu, no passado dia 10 de fevereiro, o I Encontro do Programa Mentoria Interpares, a iniciativa pioneira que, em menos de um ano, já envolveu perto de 1000 estudantes e mais de 80 professores da U.Porto no apoio a mais de 1500 colegas “recém-chegados” à instituição.

“É um programa que já tinha algumas experiências na Universidade e que resolvemos alargar a todas as faculdades. Aderiram 10 e a verdade é que ultrapassou todas as nossas expectativas”, nota Maria de Lurdes Correia Fernandes, Vice-Reitora com os pelouros da Formação e Organização Académica e Relações Internacionais.

Certo é que foram muitos – cerca de 250 – os “mentores” e “mentorados” que marcaram presença na FEUP, para um momento de encontro e partilha de experiências entre os estudantes e restantes membros da U.Porto envolvidos no programa.

“Uma boa iniciativa para os novos estudantes”

Foi o caso de Fábio Nogueira, estudante do 3.º ano do Mestrado Integrado em Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos da Faculdade de Ciências (FCUP) e um dos “mentores” de um programa ao qual não poupa elogios: “foi uma boa iniciativa para os novos estudantes, já que lhes deu o acesso às várias experiências do ensino superior. O nosso trabalho como mentores é ajudar nessa integração”.

Do lado dos “mentorados”, André Pereira confessa que o programa de Mentoria “ajudou a aliviar um pouco” o impacto da entrada na Universidade. “Consegui abstrair-me um pouco dos estudos e conhecer os novos colegas. O meu mentor também me orientou em tudo o que eu precisasse”, explica o estudante, que ingressou este ano letivo no Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação da FEUP.

Do programa do I Encontro do Programa Mentoria Interpares, que contou também com a intervenção do Reitor da U.Porto, destacou-se igualmente a participação do músico Pedro Abrunhosa, que, para além de dar o seu testemunho, “fechou” o evento com um momento musical.

O I Encontro do Programa Mentoria Interpares da U.Porto em imagens