A segunda edição do Programa de Bolsas atribuído pela gigante tecnológica Huawei distinguiu novamente o talento dos estudantes da Faculdade de Ciências (FCUP), da Faculdade de Engenharia (FEUP) e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto.

Entre os 50 estudantes premiados nesta edição das Bolsas Huawei, 14 pertencem à Universidade do Porto: Maria Beatriz Russo, Pedro Castro Correia, Ana Beatriz Aguiar e João Gil Mesquita do mestrado em Engenharia Informática e Computação (FEUP);  José Francisco Santos e Diana Borges Fonseca da licenciatura em Bioengenharia (FEUP e ICBAS); Eduardo Gomes do mestrado em Engenharia Mecânica (FEUP); Maria João Furtado do mestrado em Engenharia e Gestão Industrial (FEUP); Maria Leite do mestrado em Ciência de Dados (FCUP); João Paulo Ribeiro do programa doutoral em Engenharia Mecânica (FEUP); Joana Neves da Rocha e Carlos Alexandre Ferreira do doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e Computadores (FEUP); Luís Filipe Gomes e Cláudio Prata Gomes do Map-i (Programa Doutoral em Informática, curso conjunto das Universidades do Minho, Aveiro e Porto – FEUP e FCUP).

Num universo que superou as 5300 candidaturas, o espectro dos premiados abrange jovens com diversos graus académicos, com especial incidência para o mestrado (34%) e para jovens entre os 21 e os 23 anos (50%).

Dos vários cursos elegíveis na área da Engenharia e Tecnologia, os de Engenharia Informática, Engenharia Eletrotécnica de Computador e Engenharia Mecânica destacam-se por representarem metade dos estudantes vencedores. Este ano regista-se também a presença de estudantes de Energias Renováveis, Energia do Ambiente e áreas relacionadas, no âmbito do alargamento do programa levado a cabo pela Huawei.

“Atenuar o gender gap nas TIC”

Contudo, o grande destaque desta edição recai sobre a percentagem de mulheres premiadas: 47%. “Uma valorização para o país”, avança Luísa Ribeiro Lopes, Presidente do .PT, associação parceira desta iniciativa.

Consciente da qualidade do talento português, Diogo Madeira da Silva, Diretor da Huawei em Portugal e responsável pelas áreas de Relações Públicas, Comunicação e Responsabilidade Social, refere que “a maior adesão a esta iniciativa é um inquestionável reconhecimento de que estamos no caminho certo ao apoiarmos jovens talentos que vão fazer a diferença e estabelecer um paradigma de capacitação, qualificação e exigência dos profissionais de amanhã”.

Além disso, disse ainda Diogo Madeira da Silva, “é importante frisar que, tal como no ano passado, quisemos contribuir para atenuar o gender gap na indústria das TIC, pelo que atribuímos metade das bolsas a estudantes do género feminino”.

Luísa Ribeiro Lopes corrobora esta visão e afirma que “mais do que uma questão de direitos humanos – que seria por si só suficiente –, esta discriminação positiva na atribuição de metade das bolsas a mulheres é uma questão de valorização económica, social e competitiva para o país”.

“Seeds for the Future” vistos à lupa

Lançada em dezembro de 2022, a segunda edição do Programa de Bolsas de Estudo universitárias da Huawei Portugal reuniu um total de 5306 inscrições de estudantes provenientes de todo o território nacional – cerca de 80% mais do que o número registado na primeira edição deste programa, em 2021/2022.

Desenvolvido no âmbito de um memorando de entendimento entre a Associação DNS.PT (.PT) e a Huawei Portugal, o programa “Seeds for the Future” conta com um investimento anual na ordem dos 250 mil euros. A iniciativa conta com o apoio do INCoDe.2030, da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e do Portugal Digital.

O valor das bolsas, que têm por base o mérito académico, é atribuído ao longo de um ano, pela associação .PT. Para além do desempenho académico, a avaliação das candidaturas teve também em conta o percurso extracurricular dos estudantes, numa seleção realizada por um júri independente constituído por 10 personalidades portuguesas.