Em Portugal, estima-se que que haja um milhão de diabéticos. (Foto: DR)

No próximo sábado, 13 de julho, a partir das 17h00, João Tiago Guimarães e Paula Freitas (da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Centro Hospitalar São João) e Fernando Pichel (do Centro Hospitalar do Porto) vão estar na FNAC de Santa Catarina para falar sobre diabetes. A sessão, intitulada “Como prevenir a diabetes?”, integra o Ciclo de Conversas “Como prevenir as doenças crónicas do século XXI?”, promovido pelo Departamento de Bioquímica da FMUP.

A diabetes é uma doença crónica cada vez mais frequente e que resulta de uma deficiência na produção e/ou utilização da insulina produzida no pâncreas. Trata-se de uma patologia com graves implicações, estando associada a um maior risco cardiovascular, maior suscetibilidade a infeções, risco de cegueira e amputações. Em 2012, cerca de 400 milhões de pessoas sofriam desta doença em todo o Mundo e, em Portugal, estima-se que que haja um milhão de diabéticos.

De acordo com Laura Ribeiro, coordenadora da iniciativa, “nesta sessão serão discutidas formas de prevenir esta patologia, bem como meios de controlar o seu progresso”.

A entrada é livre.