Armando Mansilha e Guilherme Macedo, médicos e professores catedráticos convidados da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), foram recentemente distinguidos em duas iniciativas organizadas pela União Internacional de Angiologia (IUA) e pelo Colégio Americano de Gastrenterologia (ACG), respetivamente.

“Tributo à excelência da Cirurgia Vascular em Portugal”

Distinguido com o título de membro honorário da IUA, Armando Mansilha torna-se, desta forma, o primeiro médico português a ser distinguido em toda a história desta organização constituída em 1950 e que engloba diversas sociedades representativas de mais de 70 países.

“Naturalmente, fiquei muito honrado com esta distinção que em si mesma também representa um tributo à qualidade atual da Cirurgia Vascular em Portugal, fazendo jus à nossa história marcante no desenvolvimento da especialidade a nível mundial”, refere o especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular.

No diploma atribuído durante o 30.º Congresso Mundial, que decorreu em Porto Alegre (Brasil), pode ler-se que esta escolha se deveu ao facto de Armando Mansilha “ter fomentado vários programas de ensino e formação na área da Angiologia e do seu desempenho como editor da revista International Angiology, cujo impacto nas investigações básicas e clínicas conseguiu potenciar.”

Um “exemplo de liderança e educação”

Contabilizando uma carreira mais de 40 anos de dedicação à saúde digestiva, o médico Guilherme Macedo foi galardoado com o título de Master of the American College of Gastroenterology, a mais alta distinção atribuída aos membros do ACG.

“Esta nomeação assinala o reconhecimento das suas realizações na área da Gastrenterologia Clínica, bem como as suas prestigiadas contribuições ao Colégio Americano pelos exemplos de liderança e educação”, referido uma nota publicada pelo grupo de especialistas americanos, durante a cerimónia que decorreu na Carolina do Norte (Estados Unidos).

Nas palavras de Guilherme Macedo, esta distinção “reforça a noção que existe internacionalmente do valor da Gastrenterologia que se pratica no nosso país, mas também do relevo que as suas vertentes formativas, investigacionais e assistenciais se conseguem afirmar além-fronteiras”.

Autor de mais de 300 artigos científicos publicados em revistas indexadas, Guilherme Macedo também desenvolve atividade, enquanto investigador clínico, na área da expansão da tecnologia endoscópica e nos múltiplos agentes que interferem com a saúde do fígado.

Em 2021, o médico e professor da FMUP foi eleito presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, tendo dois anos antes sido indigitado como presidente da Organização Mundial de Gastrenterologia.