A Ordem dos Engenheiros da Região Norte (OERN) promoveu, este sábado, uma homenagem póstuma a António Cardoso, antigo Vice-Reitor da Universidade do Porto e Professor Catedrático do departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia (FEUP), que faleceu no início do ano. A iniciativa decorreu durante as comemorações do Dia Regional do Engenheiro 2022, ocasião em que foram também homenageadas Teresa Ponce de Leão, docente da FEUP e presidente do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, e Conceição Baixinho, alumna de Engenharia Civil da FEUP.

Perante uma plateia de mais de 400 engenheiros que marcaram presença no Teatro Municipal de Bragança, coube ao Bastonário da Ordem dos Engenheiros (OE), Fernando de Almeida Santos, e ao presidente do Ordem dos Engenheiros da Região Norte (OERN), Bento Aires, liderar um momento que “foi de homenagem, mas também de emoção, reconhecimento e gratidão pelo exemplo que os homenageados deixam a várias gerações de engenheiros”.

“Nos Dias Regionais é tradição homenagear os pares que mais se distinguiram, e estas homenagens devem ser criteriosas, para que sejam justas; e limitadas, para que valorizem efetivamente os distinguidos e a OERN. Foram, por isso, escolhidos grandes colegas, apaixonados, determinados com a sua profissão, dedicados ao próximo e que tanto engrandecem a Engenharia”, destacou Bento Aires.

Referindo-se a António Cardoso (1955-2022), o presidente da OERN recordou o antigo Vice-Reitor da U.Porto como um “reputado engenheiro e homem que dedicou a vida à família e à Universidade do Porto”. Para além disso, “inspirou alunos e futuros engenheiros e mudou gerações!”.

Também Teresa Ponce Leão viu reconhecido um percurso de excelência, do qual se destaca a ligação à FEUP (pela qual é doutorada em Engenharia Electrotécnica e de Computadores e onde é Professora Auxiliar), a presidência do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (desde 2009), entre inúmeros outros cargos a nível nacional e internacional. Considerada uma das engenheiras mais respeitadas do país, “deu também muito de si à Ordem dos Engenheiros”, tendo sido, por exemplo, vice-presidente da OERN.

Teresa Ponce de Leão (Foto: OERN)

Conceição Baixinho, engenheira civil licenciada na FEUP, foi homenageada pela OERN “pela sua carreira e porque queria impor-se numa área onde as mulheres ainda não tinham voz. Foi a primeira e única mulher Delegada Distrital de Bragança da Ordem dos Engenheiros”.

Conceição Baixinho (Foto: OERN)

Para além das homenagens aos três nomes ligados à Universidade do Porto, a sessão comemorativa do Dia Regional do Engenheiro 2022 inclui ainda a entrega de distinções a vários membros da Ordem dos Engenheiros, bem como a entrega dos galardões Melhores Estágio Norte.