Os docentes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), Isabel Mesquita e Cláudio Farias, vão ser distinguidos pela American Educational Research Association com o “2019 Exemplary Paper Award” no domínio da Educação Física. Trata-se de um prémio de excelência, atribuído anualmente aos autores de um artigo publicado numa revista de referência e que se destaque pelo seu “impacto significativo” naquela área do conhecimento.

Intitulado “Effects of situational constraints on game-play development over three consecutive Sport Education season of invasion games”, o trabalho dos dois docentes da FADEUP, realizado em conjunto com Steven Harvey e Peter Hastie – docentes, respetivamente, da Universidade de Ohio e da Auburn University, – foi publicado na conceituada revista de Pedagogia do Desporto “Physical Education and Sport Pedagogy “.

No artigo agora premiado, os autores abordam a implementação de pedagogias inovadoras para a aprendizagem dos jogos desportivos através da aplicação do Modelo de Educação Desportiva, no contexto da Educação Física em Portugal.

O Modelo de Educação Desportiva apela à democratização do desporto através da participação cooperativa e comprometida dos praticantes. Procura-se, desta forma, potenciar o seu empoderamento, bem como promover a responsabilização e a autonomização gradual na prática do desporto.

Os quatro autores premiados vão receber o “2019 Exemplary Paper Award” na próxima edição da Annual Business Meeting of the SIG, que decorrerá no Moscone Convention Center em São Francisco, Califórnia, no próximo dia 18 de abril.

O artigo premiado aborda a implementação de pedagogias inovadoras para a aprendizagem dos jogos desportivo. (Foto: DR)

Sobre os docentes

Isabel Mesquita é docente da FADEUP, onde coordena os Gabinetes de Pedagogia do Desporto e Voleibol. É ainda diretora do 2.º Ciclo em Treino Desportivo e coordenadora e Investigadora responsável pela área de Desporto, Educação e Cultura do Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto (CIFI2D).

Cláudio Farias é docente da FADEUP, onde integra o Gabinete de Pedagogia do Desporto, e é membro do CIFI2D.