Os docentes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), Isabel Mesquita e Cláudio Farias, vão ser distinguidos pela American Educational Research Association com o “2019 Exemplary Paper Award” no domínio da Educação Física. Trata-se de um prémio de excelência, atribuído anualmente aos autores de um artigo publicado numa revista de referência e que se destaque pelo seu “impacto significativo” naquela área do conhecimento.
Intitulado “Effects of situational constraints on game-play development over three consecutive Sport Education season of invasion games”, o trabalho dos dois docentes da FADEUP, realizado em conjunto com Steven Harvey e Peter Hastie – docentes, respetivamente, da Universidade de Ohio e da Auburn University, – foi publicado na conceituada revista de Pedagogia do Desporto “Physical Education and Sport Pedagogy “.
No artigo agora premiado, os autores abordam a implementação de pedagogias inovadoras para a aprendizagem dos jogos desportivos através da aplicação do Modelo de Educação Desportiva, no contexto da Educação Física em Portugal.
O Modelo de Educação Desportiva apela à democratização do desporto através da participação cooperativa e comprometida dos praticantes. Procura-se, desta forma, potenciar o seu empoderamento, bem como promover a responsabilização e a autonomização gradual na prática do desporto.
Os quatro autores premiados vão receber o “2019 Exemplary Paper Award” na próxima edição da Annual Business Meeting of the SIG, que decorrerá no Moscone Convention Center em São Francisco, Califórnia, no próximo dia 18 de abril.
Sobre os docentes
Isabel Mesquita é docente da FADEUP, onde coordena os Gabinetes de Pedagogia do Desporto e Voleibol. É ainda diretora do 2.º Ciclo em Treino Desportivo e coordenadora e Investigadora responsável pela área de Desporto, Educação e Cultura do Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto (CIFI2D).
Cláudio Farias é docente da FADEUP, onde integra o Gabinete de Pedagogia do Desporto, e é membro do CIFI2D.