Livro editado pela FADEUP propõe novas práticas pedagógicas no ensino dos jogos desportivos coletivos. (Foto: DR)

Jogar futebol, voleibol ou basquetebol faz parte da experiência de qualquer estudante de Educação Física. Mas será que o o ensino dessas modalidades da forma mais correta nas escolas portuguesas? É isso que se questiona em “Jogos Desportivos Coletivos – Ensinar a Jogar”, livro editado pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), cuja quarta edição vai ser apresentada esta terça-feira, dia 2 dezembro, na FADEUP.

Resultado de vários contributos de professores da FADEUP, esta obra propõe então a renovação das práticas de ensino dos jogos desportivos coletivos, que constituem uma parte significativa da atividade desportiva de crianças, jovens e adultos. Nesse sentido,  são apresentadas várias  propostas metodológicas e estratégias pedagógicas para inovar o ensino de modalidades como o voleibol, o andebol, o basquetebol, o futebol e o futsal.

A sessão de lançamento da quarta edição do livro – integralmente revista sob a coordenação científica de Fernando Tavares, professor da FADEUP, – está marcada para as 12h00, no Auditório Alberto Amaral da FADEUP.

A apresentação será feita por Hermínio Barreto, autor do prefácio, jogador de basquetebol na década de 50 que se destacou como teórico e treinador daquela modalidade desportiva.

A entrada é livre.