Maria João Martins, professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), é a editora do livro “Água Mineral: da Investigação Básica às Aplicações Clínicas”, uma obra que oferece uma visão geral de como as águas minerais podem ter um impacto positivo na Saúde.

Redigido com o objetivo de levar estes conhecimentos aos profissionais de saúde, académicos e investigadores, bem como às próprias marcas de bebidas e aos políticos, a obra reúne uma revisão alargada dos efeitos das águas minerais sobre vários aspetos da biologia e da fisiopatologia humanas. Ou não estivessem aqui reunidas diferentes visões de um grupo multidisciplinar de académicos, investigadores e médicos portugueses e internacionais.

Ao longo de oito capítulos, os autores abordam o conceito e a classificação das águas minerais naturais, a relevância de terapias termais na doença pulmonar obstrutiva crónica, na otorrinolaringologia, nas doenças reumáticas e na dermatologia, e a influência das águas minerais no osso, na flora intestinal e nos transportadores de membrana.

Como explica Maria João Martins, “devido às suas características e por intermédio de diferentes vias de exposição, as águas minerais desencadeiam efeitos modeladores positivos em vários aspetos da biologia e fisiopatologia humanas que se refletem na promoção da Saúde e prevenção de doenças, e com aplicação na reabilitação e na terapia”.

A obra, em língua inglesa, já está disponível para compra através do website da Nova Science Publishers.

Sobre Maria João Martins

Licenciada em Bioquímica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Maria João Martins concluiu, anos mais tarde, o mestrado em Oncobiologia e o doutoramento em Biologia Humana, ambos na FMUP, instituição onde é professora auxiliar desde 2002.

Autora de 66 artigos em revistas especializadas e 21 capítulos de livros, Maria João Martins já foi por oito vezes distinguida com prémios nacionais e internacionais.