O ateliê Castro Natali, de Alexandra Castro e Nicola Natali, respetivamente docente convidada e antigo estudante da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), venceu o Concurso Internacional de Arquitetura para o Projeto da Escola Primária de San Bernardino em Caravaggio (Bérgamo), em Itália. O projeto foi desenvolvido em coautoria com o Studio Bombasaro, de Andrea Bombasaro, também antigo estudante da FAUP.

De acordo com a memória descritiva, “do ponto de vista arquitetónico, o principal desafio no desenho da nova escola está na capacidade do novo edifício em se inserir de forma harmoniosa no contexto marcado pela presença do complexo conventual quinhentista de San Bernardino”.

Com vista a alcançar este objetivo, “o projeto reinterpreta algumas das caraterísticas arquitetónicas típicas do lugar”, referem os arquitetos, “em particular, inspirando-se na tipologia dos claustros, dos pátios e das construções agrícolas da Lombardia, o projeto propõe um edifício alongado no qual a relação entre os espaços internos e externos é fundadora.”

O concurso de arquitetura, realizado em duas fases, integra-se no programa “FUTURA, La scuola per l’Italia di domani” promovido pelo Ministério da Educação Italiano, com vista à realização de novos edifícios escolares públicos financiados no âmbito do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) pela União Europeia – Next Generation EU.

Sobre Alexandra Castro e Nicola Natali

Alexandra Castro estudou arquitetura na FAUP e na Universidade IUAV de Veneza. Concluiu a licenciatura em 2002 e, na mesma Faculdade, o mestrado em Metodologias de Intervenção no Património Arquitectónico (2009). Desde 2014 é assistente convidada na FAUP, onde, atualmente, se encontra a realizar o Doutoramento em Arquitetura.

Por sua vez, Nicola Natali estudou arquitetura na Universidade IUAV de Veneza (na qual se licenciou com distinção, em 2005) e na FAUP. Foi assistente convidado na Universidade IUAV de Veneza em 2003 e 2012. Em 2006, colaborou com o arquiteto Álvaro Siza.

Sediado na cidade do Porto, o ateliê Castro Natali foi fundado por Alexandra Castro e Nicola Natali em 2010. Juntos, têm vindo a desenvolver projetos tanto para o setor público como para o setor privado, em Portugal e no estrangeiro, nas áreas da cultura, da reabilitação do património, do espaço público e da habitação.

Dos projetos do ateliê, salientam-se o Parque Urbano de S. Pedro da Cova, em Gondomar (2020-2023), a reabilitação da Igreja de Borba de Godim e Espaços Exteriores, em Felgueiras, (2019 – …) e a ampliação do Instituto Cultural Mocheno, em Trento, Itália (2008-2014), em coautoria com o Studio Bombasaro.