Leonor Nunes está ligada ao ICBAS desde a criação da licenciatura em Ciências do Meio Aquático em 1981.

Maria Leonor Nunes, investigadora e professora Afiliada do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS), é a vencedora da edição 2013 do WEFTA Award, galardão atribuído atribuído pela WEFTA (West European Fisheries Technologists Association) a personalidades que se distingam pela excelência da sua carreira científica e técnica na área da ciência e tecnologia do pescado.

A docente e investigadora da U.Porto, papéis que desempenha em paralelo com o de cientista Principal (equivalente ao grau de Doutor) do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), torna-se assim a primeira cientista portuguesa galardoada com este importante galardão atribuído pela WEFTA. Institituído em 2008, o WEFTA Award é atribuído anualmente a cientistas que tenham contribuído significativa e notavelmente para as áreas do processamento de pescado, desenvolvimento de produtos à base de pescado, métodos analíticos aplicados ao pescado, segurança do pescado, tecnologia do pescado, nutrição na área do pescado, aquacultura ou estudos de consumo relacionados com alimentos aquáticos.

Licenciada em Engenharia Química e  Mestre em Química Orgânica,  Leonor Nunes participa em projetos de parceria com o ICBAS desde a criação da licenciatura em Ciências do Meio Aquático em 1981, vindo mais tarde a ocupar os cargos de Professora Auxiliar Convidada (2000 – 2010) e de Professora Afiliada do instituto (desde 2010). Atualmente, é Diretora de Departamento e Cientista Principal no IPMA, ex-INIAP/IPIMAR, tendo iniciado, mais recentemente, uma ligação ao CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da U.Porto.

Maria Leonor Nunes junta-se assim a uma lista restrita de investigadores internacionais que já foram distinguidos pela WEFTA. Na lista dos vencedores do galardão contam-se os nomes de Jörg Oehlenschläger (Alemanha/2008), Joop Luten (Holanda/2009), Torger Børresen (Dinamarca/2010), Ingrid Undeland (Suécia/2011) e Margarita Tejada (Espanha/2011), e Javier Borderías (Espanha/2012).

A entrega do prémio teve lugar no passado dia dia 11 de outubro, durante o jantar oficial de encerramento do encontro anual da WEFTA. Em 2014,  Maria Leonor Nunes vai regressar a este evento na qualidade de oradora convidada.