Ana Isabel Reis, professora do Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), foi o nome escolhido para ocupar as funções de nova Provedora do Ouvinte da RTP – Rádio e Televisão de Portugal, cargo no qual vai substituir a jornalista Graça Franco.

Depois de ter visto o seu nome aprovado por unanimidade pelo conselho de opinião da RTP, Ana Isabel Reis será assim a nova responsável por “representar e defender as perspetivas dos Ouvintes (…) diante da oferta radiofónica e televisiva das empresas de Serviço Público de Rádio e de Televisão”.

Ao Provedor do Ouvinte da RTP cabe ainda “promover a credibilidade” e “estimular o cumprimento da ética profissional e dos códigos deontológicos por parte de todos os profissionais” da emoresa, bem como “contribuir para uma cultura de autocrítica e de prevenção de eventuais atitudes corporativistas”.

Licenciada em Comunicação Social e doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, com uma tese sobre “O áudio no jornalismo radiofónico na internet”, Ana Isabel Reis iniciou a carreira docente na FLUP em 2006, na qualidade de professora convidada.

Professora auxiliar desde 2012, leciona as disciplinas de rádio e algumas unidades teórico-práticas de jornalismo do curso de Ciências da Comunicação, para além de integrar projetos laboratoriais que envolvem estudantes, professores e jornalistas.

Em paralelo com a docência, tem desenvolvido investigação científica de relevo na área da rádio, com enfoque no jornalismo radiofónico, rádio e internet e história da rádio. Investigadora do CITCEM– Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (sediado na FCLUP), coordenou – juntamente com Nelson Ribeiro, diretor e investigador da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica de Lisboa – a obra  “História do Jornalismo Radiofónico em Portugal: dos primeiros noticiários aos anos 90″, publicada este ano.

Antes de enveredar pela carreira académica, foi jornalista durante quase duas décadas, tendo colaborado com a Rádio Universitária do Porto, Rádio Renascença (redação Porto) e Rádio Nova do Porto.