Rosália Páscoa, professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e investigadora do CINTESIS@RISE, é a nova presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina do Estilo de Vida (SPMEV), um cargo que irá desempenhar ao longo do próximo biénio.

“Assumir o cargo de presidente da sociedade representa, acima de tudo, uma enorme responsabilidade, dado ser uma oportunidade valiosa para servir esta área do conhecimento e, simultaneamente, para a reforçar”, afirma a médica assistente de Medicina Geral e Familiar.

Com o objetivo de dar continuidade ao trabalho executado pela anterior direção, Rosália Páscoa destaca três grandes objetivos para o próximo mandato: “firmar o lugar da Medicina do Estilo de Vida, enquanto abordagem baseada na evidência, na promoção da saúde e prevenção da doença, contribuir para o desenvolvimento de investigação e formação sobre o tema e abrir a SPMEV aos profissionais e à população”.

Nas palavras da nova dirigente, “é fundamental envolver a comunidade e contribuir para melhorar os níveis de literacia em saúde”.

Recentemente, Rosália Páscoa foi também uma das autoras do estudo que mostrou que cerca de metade da população adulta portuguesa tem dois ou mais problemas de saúde.

Nesse trabalho, os investigadores destacaram hábitos como não fumar, ter boa qualidade de sono, exposição moderada a ecrãs e uma gestão adequada dos níveis de stress como os fatores com maior impacto na saúde

Constituída em 2019, a Sociedade Portuguesa de Medicina do Estilo de Vida reúne uma equipa de profissionais de saúde “empenhados em promover um estilo de vida saudável como parte integrante e fundamental da prevenção e gestão de doenças relacionadas com o estilo de vida”.