Alexandra Matias, professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), foi agraciada com uma comenda pela International Academy of Perinatal Medicine (IAPM). A homenagem decorreu no passado dia 2 de março, no Qatar, durante uma reunião da IAPM, organização de referência nesta área.

“Esta comenda representa o reconhecimento internacional do meu contributo para a Medicina Fetal. É uma grande honra”, reage Alexandra Matias.

A professora da FMUP foi distinguida com o título de “Regular Fellow” da International Academy of Perinatal Medicine. Até aqui, a especialista era “Associate Fellow”. Os “Regular Fellows” são “especialistas em Medicina Perinatal selecionados pelo seu prestígio internacional, país de origem e produção científica”, existindo apenas 30 especialistas com esta distinção.

Na cerimónia de entrega da respetiva medalha, o “padrinho”, Vincenzo D’Addario, fez o discurso laudatório (“laudatio”), no qual louvou o contributo científico de Alexandra Matias para a Medicina Fetal a nível internacional

A docente da FMUP e especialista em Ginecologia-Obstetrícia demonstrou a importância da avaliação do fluxo no ducto venoso no primeiro trimestre de gravidez para deteção de anomalias cromossómicas e cardiopatias fetais. Este marcador é hoje utilizado diariamente no mundo inteiro. A sua investigação nesta área arrebatou vários prémios nacionais e internacionais.

No seu curriculum, Alexandra Matias contabiliza mais de 15 prémios e bolsas científicas, mais de 240 artigos assinados em diversas revistas nacionais e internacionais e mais de 3000 citações.

A par de uma intensa atividade nas áreas da docência e da investigação, integrou e presidiu diversas sociedades científicas, como a Associação Portuguesa de Diagnóstico Pré-natal e a Sociedade Iberoamericana de Diagnóstico e Tratamento Pré-natal.