Maria Amélia Ferreira, Professora Catedrática e antiga diretora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), foi condecorada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Ordem de Mérito. A cerimónia decorreu no dia 3 de março, no Palácio de Belém.

A Ordem de Mérito “destina-se a galardoar atos ou serviços meritórios praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas, que revelem abnegação em favor da coletividade”. Maria Amélia Ferreira foi agraciada com esta distinção como reconhecimento pelas funções exercidas como Consultora para a Saúde da Presidência da República, no primeiro mandato Presidencial de Marcelo Rebelo de Sousa.

Nas palavras da médica, professora e investigadora, esta condecoração “representa o reconhecimento do cumprimento do compromisso assumido ao serviço de Portugal, junto do mais alto representante da Nação”.

Sobre Maria Amélia Ferreira

Nascida a 27 de fevereiro de 1955 em Vila Nova de Gaia, Maria Amélia Ferreira licenciou-se em 1978 pela FMUP e obteve o doutoramento pela Universidade do Porto em 1985, tendo ocupado o cargo de professora catedrática da FMUP em 1993. Cinco anos depois, obteve o “postgraduate diploma” em Educação Médica da Universidade de Cardiff, sendo mestre nesta área científica pela Universidade de Lisboa desde 2000.

Especialmente devotada ao Ensino na Medicina, recebeu o Prémio Educação 2011 atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian (2011). Dirigiu também a Faculdade de Medicina entre 2014 e 2018, tendo sido a primeira mulher a ocupar esta função.

Em 2015, foi uma das distinguidas com a Medalha da Defesa Nacional pelos serviços prestados no âmbito da reforma do Serviço de Saúde Militar. Já em 2016 foi agraciada com o Prémio Consagração de Carreira D. Antónia Adelaide Ferreira, galardão criado com o intuito de distinguir figuras femininas portuguesas pelas “características humanas e capacidades de empreendedorismo”.

Atualmente, para além de Professora Catedrática na FMUP, Maria Amélia Ferreira é Provedora da Santa Casa da Misericórdia do Marco de Canaveses, cargo que ocupa desde 2012.