Foto Luísa Neto

Luísa Neto é professora da FDUP desde 1995 e é a atual diretora do 3º Ciclo de Estudos em Direito. (Foto: DR)

No próximo dia 25 de fevereiro, pelas 18h00, a Biblioteca do Fundo Antigo da Reitoria vai acolher a apresentação do livro Educação e(m) Democracia”, uma obra da autoria de Luísa Neto, professora da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP), que trata o tema da educação para os direitos humanos e para a democracia.

Editado pela U.Porto Edições, esta obra aborda a questão da educação para a democracia numa perspetiva interdisciplinar, enquadrando-a no âmbito da teoria política, do direito constitucional e dos direitos fundamentais. Luísa Neto defende que “a educação em/para a democracia deve comportar não apenas a transmissão de informação sobre os valores ínsitos a um regime democrático mas ainda uma vertente transversal de formação que potencie e motive a tomada de deci­sões políticas informadas e desenvolva uma cultura constitucional de partici­pação em um Estado plural”.

Nas palavras de Jorge Sampaio, autor do prefácio do livro, “encontrará o leitor nesta obra, de leitura exigente mas muito es­timulante do ponto de vista intelectual, um manancial de observações, de re­ferências bibliográficas e de pistas de respostas a um conjunto de temas fortes que nos interpelam, como portugueses, europeus e cidadãos no mundo”, “se quisermos pre­servar o acervo civilizacional” “em termos de direitos humanos, de democracia e de desenvolvimento”.

A apresentação será feita por Alexandra Leitão, Secretária de Estado Adjunta e da Educação e professora da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, e Isabel Menezes, professora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), numa sessão presidida pelo Reitor da Universidade do Porto.

A entrada é livre.

Sobre a autora

Luísa Neto (Lisboa, 1971) é licenciada pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e doutorada pela Universidade do Porto (FDUP). É professora da FDUP desde 1995, onde tem assegurado unidades curriculares na área do Direito Público (Ciência Política, Direito Constitucional, Direitos Fundamentais) nos vários ciclos de estudos. Nesta faculdade, é presentemente diretora do 3º Ciclo de Estudos em Direito, membro do Conselho Científico e da Comissão de Ética. É ainda membro do Comité de Ética do Departamento de Ciências Sociais e de Saúde da da Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP) e das Comissões Científicas do Mestrado e do Doutoramento Interdisciplinar em Ciências Forenses da U.Porto. É autora de diversas publicações na área do Direito Constitucional, Direitos Fundamentais e Bioética. Colabora com outras instituições científicas e universitárias, exercendo ainda pontual atividade de jurisconsulto em matérias de Direito Público.