Verónica Orvalho, docente e investigadora da Faculdade de Ciências da Universidade Porto (FCUP) e fundadora da Didimo, é uma das 21 finalistas à edição 2021 do EU Prize for Women Innovators / Prémio da União Europeia (UE) para Mulheres Inovadoras, galardão – no valor de 100 mil euros – que distingue anualmente um conjunto de mulheres empreendedoras de toda a UE e países associados, que tenham criado uma empresa de sucesso e trazido inovação para o mercado.

O nome de Verónica Orvalho confunde-se com o da Didimo, a spin-off da U.Porto, atualmente incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, que resultou de mais de uma década de investigação de alto nível em computação gráfica, machine learning e animação facial.

Com mais de 20 colaboradores distribuídos por escritórios em Leça da Palmeira, Vancouver (Canadá) e Londres (Reino Unido), a Didimo foi responsável pelo desenvolvimento da primeira – e única – aplicação capaz de capaz de gerar, em poucos minutos, avatares humanos digitais realistas em 3D a partir de uma foto 2D.

Só em 2019, a empresa levantou mais de 6 milhões de euros em investimentos de diferentes entidades financiadoras. No “currículo” da Didimo e de Veronica Orvalho  destacam-se ainda as conquistas da edição 2015 do iUP25k e da edição 2017 do Women Startup Challenge, promovido pela organização norte-americana Women Who Tech.

Já em 2021, a spin-off da U.Porto venceu o Pitch Contest Portugal promovido no âmbito da 5.ª edição da Viva Technology, uma das maiores feiras tecnológicas do mundo.

Sobre o EU Prize for Women Innovators

EU Prize for Women Innovators foi lançado pela primeira vez em 2011, pelo Conselho Europeu de Inovação, com o objetivo de aumentar a sensibilização para a necessidade de mais empresárias e criar modelos de referência para as mulheres e as raparigas.

As três vencedoras de cada edição recebem um prémio individual de 100 mil euros cada. Um quarto prémio, no valor de 50 000 euros, destina-se a uma Inovadora em Ascensão, com idade até 35 anos. O galardão é financiado ao abrigo do Horizonte 2020, o programa de investigação e inovação da União Europeia (UE).

O anúncio das premiadas de 2021 será feito durante a AS European Innovation Council Summit, que vai decorrer nos dias 24 e 25 de novembro.

Recorde-se que, em 2020, o EU Prize for Women Innovators foi atribuído à portuguesa Maria Fátima Lucas, doutorada em Química pela FCUP e cofundadora e diretora executiva da Zymvol Biomodeling, empresa que desenvolve, por via informática, enzimas industriais, aplicando uma modelização molecular