O trabalho do arquiteto Nuno Portas tem marcado ao longo de décadas a arquitectura e o urbanismo português e internacional. Foto: Egídio Santos / Universidade do Porto.

O arquiteto Nuno Portas, de 83 anos, Professor Emérito da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), vai ser homenageado pela Ordem dos Arquitectos (OA) no dia 3 de julho, em Lisboa, no âmbito do Dia Nacional do Arquitecto.

A cerimónia comemorativa vai decorrer a partir das 18h30, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, e vai contar com a presença do Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, do Presidente da OA, José Manuel Pedreirinho e do arquitecto Jorge Figueira.

Nuno Portas nasceu em 1934, em Vila Viçosa. Frequentou o curso de Arquitectura da Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa (ESBAL), obtendo o seu diploma na Escola Superior de Belas-Artes do Porto (ESBAP) em 1959. Leccionou “Projecto” na ESBAL e, em 1983, transferiu-se para o curso de Arquitectura da ESBAP, tendo participado na fundação da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, onde viria a assumir funções como Professor Catedrático a partir de 1989. Actualmente é Professor Jubilado. Tem regido cursos em Universidades Europeias e Latino-Americanas, desde 1965. Trabalhou com Nuno Teotónio Pereira no Atelier da Rua da Alegria de 1957 até 1974, ano em que assume o cargo de Secretário de Estado da Habitação e Urbanismo. No exercício dessas funções, fomentou a criação de cooperativas de habitação e de gabinetes de apoio local (GAT), concebeu o Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL) e desencadeou o processo conducente à adoção dos Planos Diretores Municipais.

Foi distinguido com os títulos de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Aveiro (1998), pelo Instituto Politécnico de Milão (2005) e pela Universidade do Minho (2012), foi elevado a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique (2004), recebeu o Prémio Sir Patrick Abercrombie de Urbanismo da União Internacional de Arquitectos (2005) e a Medalha de Mérito Cultural (2013). É, desde 2010, membro honorário da Ordem dos Arquitectos.

O Dia Nacional do Arquitecto é comemorado a 3 de Julho e visa celebrar anualmente a função social, dignidade e o prestígio da profissão de arquitecto em Portugal. O dia assinala a data de publicação do primeiro Estatuto da Ordem dos Arquitectos, a 3 de Julho de 1998, assim como a data de revogação do Decreto n.º 73/73 com a publicação da Lei n.º 31/2009, a 3 de Julho de 2009.

Mais informações em www.arq.up.pt e www.arquitectos.pt.