Professor do Departamento de Física e Astronomia da FCUP, Hérlder Crespo lidera o Grupo de Lasers Ultra-rápidos do IFIMUP-IN. (Foto: Egidio Santos/UPorto)

Helder Crespo, Professor do Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e CTO da spin-off Sphere Ultrafast Photonics foi reconhecido com o prémio “Beacons of the Photonics Industry”, na categoria “Entrepreneurs”.

Este prémios são promovidos anualmente pela publicação Norte-americana Photonics Spectra, e reconhecem contribuições importantes para o avanço de tecnologias apoiadas na luz, com impacto nas comunidades, científica, industrial e de consumo.

Sphere Ultrafast Photonics nasceu a partir de uma tecnologia de laser ultrarrápida, desenvolvida no seio do Grupo de Lasers Ultra-rápidos do IFIMUP-IN, liderado por Hélder Crespo, e em parceria com investigadores da Universidade de Lund, na Suécia Esta ideia venceu a a edição 2013 do iUP25k – Concurso de Ideias e Negócios da U.Porto e, mais recentemente, foi distinguida com o galardão de “Most Promising Technology” atribuído pela Portugal Startups no âmbito dos UP Awards 2015.

Para além do Empreendedorismo, os prémios da Photonics Spectra contemplam ainda as áreas da  Educação, Investigação, Promoção Industrial e Liderança Industrial. Os restantes premiados nas várias categorias são todos oriundos de universidades, institutos e empresas dos EUA e Canadá.

Publicada desde 1967, a revista Photonics Spectra é uma publicação mensal de referência destinada a cientistas, engenheiros e utilizadores que desenvolvem e utilizam produtos da fotónica, integrando notícias e artigos sobre aspectos técnicos e aplicações em todas as áreas da fotónica (lasers, fibras ópticas, células solares, iluminação LED, sistemas de imagem em várias gamas do espectro para aplicações médicas, científicas e industriais, etc.).