Foram conhecidos no passado dia 24 de fevereiro, os vencedores da 6.ª edição dos Prémios Ciências do Desporto, promovidos pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) e pela Fundação Millennium BCP. Em virtude do adiamento da entrega dos prémios relativos à edição de 2019, o evento juntou na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF-UC) os vencedores das duas últimas edições, entre os quais se destacam vários docentes e antigos estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP).

Na categoria Fisiologia e Biomecânica do Desporto, os alumni da FADEUP Pedro Figueiredo e João Brito integraram a equipa de investigadores premiada pelo projeto “Quantificação da exposição ao contato interpessoal em desportos coletivos durante a pandemia de COVID-19 através de sistemas de rastreamento automático”.

(Foto: COP)

Na mesma categoria, foi atribuída uma menção honrosa ao projeto “O andebol de recreação como estratégia promotora da saúde óssea e cardiovascular em mulheres pós-menopáusicas sem experiência na modalidade – o projeto “Handball4Health”, que contou com a participação de José Magalhães e Susana Póvoas, docente e antiga estudante da FADEUP, respetivamente.

(Foto: COP)

Uma outra menção honrosa, desta vez na categoria História e Sociologia do Desporto, foi atribuída à investigação “Atividade física, ansiedade e necessidades psicológicas básicas: Caracterização de uma amostra da população portuguesa em contexto de COVID-19”, em cujos autores se inclui Pedro Morouço, antigo estudante da FADEUP.

(Foto: COP)

Já entre os distinguidos na edição de 2019 (zona norte), e que agora viram reconhecidos presencialmente os seus trabalhos de investigação, destacam-se os nomes de Pedro Morouço e Hugo Sarmento (vencedor e menção honrosa na categoria Treino Desportivo, respetivamente), os docentes Isabel Mesquita e Cláudio Farias e o alumnus Luís Cid (Menções Honrosas na categoria Psicologia e Pedagogia do Desporto), o docente André Seabra e os alumni João Brito, Pedro Figueiredo e Júlio Costa (Menção Honrosa na categoria Medicina do Desporto).

Celebrar as Ciências do Desporto

Durante a cerimónia, João Paulo Vilas-Boas, membro da Comissão Executiva do COP e presidente do júri dos Prémios Ciências do Desporto, agradeceu aos candidatos que submeteram trabalhos a concurso “por se manterem a fazer ciência”. E constatou: “Enquanto as universidades portuguesas andam pelos lugares 300 nos rankings internacionais, as faculdades de desporto, nos rankings específicos, andam pelos lugares 40, 50 e 60”.

Perante este quadro, o também docente da FADEUP lamentou a discriminação que a FCT faz em relação aos apoios que dispensa às Ciências do Desporto face a outras áreas de investigação. Pelo meio, lançou o desafio da criação de uma biblioteca virtual de Ciências do Desporto, com o agrupar de todo o espólio da investigação na área.

Os Prémios Ciências do Desporto constituem-se como um incentivo à investigação científica em torno das melhorias da atividade desportiva, dando oportunidade aos participantes de apresentar propostas com vista à resolução das problemáticas existentes na área do desporto.

Os vencedores de cada uma das categorias a concurso recebem 5 mil euros, sendo atribuído às menções honrosas o valor de 1000 euros.