Luís Gabriel Barboza, professor no Departamento de Estudos de Populações do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e investigador do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto, foi nomeado consultor especialista para a Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) das Nações Unidas .

O docente vai integrar o grupo de trabalho de peritos da FAO sobre microplásticos na alimentação, responsável pela preparação do relatório “Microplastics in food commodities: a food safety review on human exposure through dietary sources”.

Este relatório, publicado no passado mês de outubro, tem como principal objetivo promover uma melhor compreensão dos riscos representados pelos microplásticos nos alimentos, bem como garantir a qualidade dos alimentos e a saúde global, tendo por base a saúde do consumidor no que respeita aos microplásticos e contaminantes associados. Para tal, espera-se que as informações fornecidas contribuam para o desenvolvimento de documentos, projetos, legislação ou simplesmente, orientação para reduzir o risco de contaminação por microplásticos na produção, processamento, distribuição e consumo de alimentos.

O relatório visa, ainda, promover uma melhor compreensão dos riscos representados pelos microplásticos e contaminantes associados não só a produtos da pesca, mas também a outros produtos alimentares, como os peixes, frutos do mar, sal de mesa, açúcar, mel, cerveja, água, frutas, vegetais, entre outros.

Desenvolvido por membros da Divisão de Pesca e Aquicultura da FAO, o documento foi revisto e validado por um restrito grupo de especialistas internacionais nomeados por aquele órgão das Nações Unidas. Neste trabalho colaboraram ainda investigadores de renome na área dos microplásticos e membros ligados a outras agências governamentais, como a FDA (Food and Drug Administration, EUA), o CEFAS (Centre for Environment, Fisheries and Aquaculture Science, Reino Unido) ou o UNEP (United Nations Environment Programme)

Para Luís Gabriel Barbosa “é uma enorme satisfação pessoal e profissional poder contribuir com agências internacionais tão relevantes”. Até porque o convite “traduz reconhecimento internacional” das atividades de investigação que tem vindo a desenvolver, desde 2015, no domínio dos microplásticos, e numa abordagem “One Health”, no Laboratório de Ecotoxicologia e Ecologia do ICBAS e junto da equipa de investigação em Ecotoxicologia, Ecologia do Stress e Saúde Ambiental do CIIMAR.

Sobre Luís Gabriel Barboza

Licenciado em Gestão Ambiental (2012) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, e mestre em Ciências Ambientais (2014) Universidade Estadual de Maringá, ambas no Brasil, Luís Gabriel Barboza doutorou-se em Ciências Biomédicas pelo ICBAS, em 2019.

É, desde 2020, Professor Auxiliar Convidado no Departamento de Estudo de Populações do ICBAS. Desde 2021, é também Investigador Júnior no CIIMAR. ao abrigo da 3ª Edição do Concurso Estímulo ao Emprego Científico (FCT-CEEC). Os seus interesses de investigação focam-se na compreensão dos riscos e do impacto ambiental de contaminantes prioritários e emergentes e dos efeitos combinados de múltiplos fatores de stress nos organismos marinhos e de água doce, bem como da forma como estes impactos podem, por sua vez, afetar-nos a nós humanos.

Fez diversas parcerias internacionais no Reino Unido, EUA, Holanda, Noruega e Espanha, que culminaram na publicação de capítulos de livro e artigos em prestigiadas revistas científicas internacionais. Também é revisor de várias revistas científicas internacionais e membro de painéis de avaliação para agências de investigação em países como Chile, USA e Islândia.