João Gama, professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e investigador do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD) do INESC TEC, acaba de ser eleito EurAI fellow por parte da European Association for Artificial Intelligence (EurAI). A distinção visa reconhecer indivíduos que fizeram contribuições significativas e sustentadas ao campo da inteligência artificial (IA) na Europa.

Lançado em 1999, o EurAI Fellows Program abrange apenas uma percentagem muito pequena do total de membros de todas as sociedades que fazem parte da EurAI (até um máximo de 3%). Cada fellow , eleito por um painel de especialistas nomeado para o efeito, recebe um certificado assinado pelo presidente da EurAI.

Entre os fellows da EurAi incluem-se seis investigadores de instituições portuguesas. Para além de João Gama, a U.Porto está também representada por Pavel Brazdil, antigo professor da FEP e investigador e fundador do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD) do INESC TEC.

Recorde-se que João Gama tinha integrado recentemente a 6.ª edição do ranking mundial dos melhores cientistas do mundo na área das Ciências da Computação em 2020, elaborado pelo Guide2Research, o mais importante portal de pesquisa do mundo na área das Ciências da Computação