Ricardo Fontes-Carvalho, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), foi reconhecido pela American College of Cardiology (ACC), entidade centrada em cuidados cardiovasculares, que destacou a capacidade de liderança do médico cardiologista português.

Na entrega do diploma, que decorreu em Washington DC, Ricardo Fontes-Carvalho esteve acompanhado por William Zoghbi e Dipti Itchhaporia, ex-líderes da ACC.

Ricardo Fontes-Carvalho ingressou na Faculdade de Medicina da U.Porto em 1998, onde se licenciou em Medicina e, mais tarde, se doutorou em Ciências Cardiovasculares. Foi também na FMUP que deu início à sua carreira enquanto investigador e professor universitário.

Atualmente, é diretor do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho e conta com mais de uma centena de publicações em revistas nacionais e internacionais, duas publicações como capítulos de livros e diversas distinções pelo seu trabalho em investigação básica e clínica.