Intitulado Healthcare as a Universal Human Right, o novo livro de Rui Nunes, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), apresenta uma construção teórica que defende a implementação de um direito universal ao acesso aos cuidados de saúde à escala global.

Disponível em acesso livre, a obra descreve como é que os governos de todo o mundo podem garantir esse direito fundamental aos seus cidadãos, sublinhando a importância da cooperação global, nomeadamente na área da promoção e comunicação da saúde, não esquecendo a questão da sustentabilidade financeira, sugerindo mecanismos de regulamentação social.

Elaborado a pensar nos estudantes e investigadores nas áreas da bioética, saúde pública e sociologia médica, mas também dirigido aos decisores políticos, o livro aborda temas como as novas oportunidades potenciadas pela saúde digital, os dados baseados em provas, a inteligência artificial, os direitos dos pacientes, a pandemia da COVID-19 e o acesso universal a cuidados paliativos, entre outros.

“Em muitas sociedades, o direito de acesso aos cuidados de saúde é considerado uma das mais importantes conquistas das democracias modernas. É um direito tirado da própria civilização e uma expressão da dignidade do ser humano”, refere Rui Nunes. Como defende o investigador do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, “pode deduzir-se que o direito de acesso aos cuidados de saúde é decisivo para o exercício de uma justa igualdade de oportunidades numa sociedade inclusiva”.

Na opinião do autor, “uma sociedade saudável é mais coesa e produtiva” e a perspetiva defendida nesta obra poderá contribuir para “um mundo mais próspero, pacífico e sustentável”.

Sobre Rui Nunes

Rui Nunes é professor catedrático da FMUP, presidente da Associação Portuguesa de Bioética e secretário geral da Cátedra Internacional de Bioética.

Autor de mais de 30 obras em diferentes áreas, o primeiro doutorado em Bioética no espaço lusófono foi igualmente o primeiro presidente da Entidade Reguladora da Saúde e um dos fundadores do Centro de Inovação Social do Porto e do Fórum Democracia e Sociedade.

Recentemente, o investigador do CINTESIS foi um dos membros da U.Porto designados para o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.