“Inovar, preservando o legado” é a missão de Adelino Leite Moreira para o seu mandato. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Adelino Leite-Moreira, professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), foi eleito presidente da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardiotorácica e Vascular (SPCCTV) para o biénio 2018-20.

O professor da FMUP assume o cargo “com sentido de responsabilidade” e “espírito de missão” e consciente dos desafios que tem no futuro. “Inovar, preservando o legado” é a missão de Adelino Leite Moreira para o seu mandato, onde pretende dar continuidade ao bom trabalho feito pelos seus antecessores. Entre outras medidas, destaca-se o apoio e incentivo à formação de um Clube de Internos de Cirurgia Torácica.

O também Chefe de Serviço de Cirurgia Cardiotorácica do Hospital São João pretende consolidar a implementação de um registo nacional de cirurgia cardíaca em articulação com a Sociedade Portuguesa de Cardiologia e a ACSS. Outra das medidas passa pela renovação do congresso anual da SPCCTV, de modo a garantir que se torna um evento de maior dimensão e maior relevância nacional para as especialidades envolvidas, e pela dinamização das relações e sinergias com as Sociedades Científicas.

A SPCCTV é uma Sociedade Científica fundada em 1984, que teve a singularidade de congregar duas especialidades distintas. Atualmente, conta com três especialidades, com a separação da cirurgia cardíaca e da cirurgia torácica em especialidades independentes.