Professor catedrático da FMUP, Rui Nunes coordena também o Departamento de Investigação da Cátedra de Bioética da Unesco. (Foto: DR)

Rui Nunesprofessor catedrático da Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP) e investigador do CINTESIS, foi convidado para integrar a Academia Pontifícia para a Vida (APV), como consultor do Papa Francisco.

“É uma honra, um privilégio, não só para mim como para o país e para a própria Academia”, referiu em relação ao cargo que vai exercer durante os próximos 5 anos.

O também coordenador do Departamento de Investigação da Cátedra de Bioética da Unesco será responsável por aconselhar o Papa Francisco no que diz respeito aos valores da vida e do respeito pela dignidade humana.

Questões como o genoma humano, procriação assistida, eutanásia e inteligência artificial no acesso à Saúde serão áreas em debate pelo especialista em bioética. A APV tem como missão o estudo dos principais problemas das ciências biomédicas relacionados com a promoção e defesa da vida, sobretudo as relacionadas com a moral cristã e as diretrizes da Igreja Católica.

Rui Nunes é diretor do Doutoramento em Bioética e do Mestrado em Cuidados Paliativos da FMUP e presidente e fundador da Associação Portuguesa de Bioética. Coordena cerca de 300 centros de bioética por todo o mundo, tendo mais de 30 anos de estudos na área.