Carlos Vaz, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e investigador do CINTESIS, é o novo presidente da Sociedade Portuguesa de Osteoporose e Doenças Ósseas Metabólicas (SPODOM), um cargo que irá desempenhar ao longo do próximo biénio.

Neste mandato, iniciado após a assembleia geral da SPODOM, que decorreu no passado dia 24 de março, a direção liderada por Carlos Vaz assume como objetivo a realização de ações de formação médica, nomeadamente cursos de formação e um congresso nacional, bem como o envolvimento com outros profissionais de saúde ligados à problemática da osteoporose.

De acordo com o novo presidente, a prioridade passa por “aumentar a consciencialização da importância nesta área e do seu impacto de forma transversal a várias especialidades médicas”, revela Carlos Vaz.

Fundada em maio de 1988, a SPODOM é uma associação médica que contribui para o estudo, investigação, prevenção e tratamento das doenças ósseas metabólicas nos seus diferentes aspetos, e de luta contra a osteoporose, em particular.

Neste sentido, esta sociedade tem ainda como missão promover e divulgar estudos científicos e epidemiológicos, fomentar o ensino, a investigação e a formação, através de reuniões científicas, bolsas de estudos e da atribuição de prémios a trabalhos que se destaquem nesta área.

Sobre Carlos Vaz

Licenciado e doutorado em Medicina, Carlos Vaz é médico reumatologista e investigador do CINTESIS, pertencendo ao grupo de investigação GeriMHealth.

A par da sua atividade enquanto clínico e na área da docência, Carlos Vaz tem desempenhado funções em diversas associações e sociedades científicas nacionais e internacionais, como a Sociedade Portuguesa de Reumatologia, a Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral, o Colégio Americano de Reumatologia e a American Geriatric Society.