O professor e investigador da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) José Paulo Andrade é um dos membros da nova equipa da Global Neuroanatomy Network (GNN), uma rede internacional que envolve docentes de neuroanatomia de todo o mundo com o objetivo de apoiar a aprendizagem nesta área.

Constituída recentemente para “apoiar a equidade global e a acessibilidade na educação em neuroanatomia”, nomeadamente através da partilha de recursos, casos clínicos e dicas para as aulas presenciais e online, a GNN foi premiada com uma bolsa no valor de 50 mil dólares (cerca de 44 mil euros), no âmbito do programa de inovação promovido pela Associação Americana de Anatomia.

Liderado pelos investigadores Mikaela Stiver e Melissa Carrol, este novo projeto irá incluir uma base de dados de casos clínicos, que será disponibilizada de forma gratuita aos docentes, contendo “recursos neuroanatómicos de qualidade em vários formatos, tamanhos e línguas, com especial atenção para as diferenças culturais dos seus membros”.

A par de José Paulo Andrade, a equipa da GNN é constituída por 23 anatomistas, académicos e docentes, representando 11 países e 25 instituições académicas a nível global.

Sobre José Paulo Andrade

Professor catedrático no departamento de Biomedicina – unidade de Anatomia da Faculdade de Medicina, José Paulo Andrade concluiu a licenciatura (1986) e o doutoramento (1996) em Medicina na FMUP, tendo iniciado a carreira enquanto docente universitário ainda antes de terminar o curso (1985).

Paralelamente, é também investigador do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, dedicando-se à investigação nas áreas do envelhecimento e neurodegeneração.