“Se somos o que comemos, então escolha ser saudável.” A frase de João Rodrigues bem que podia resumir o seu mais recente livro. Em Duelos de Alimentos, o professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) “pretende ajudar o leitor a tomar as melhores decisões nas escolhas alimentares”, colocando “frente a frente” as características nutricionais mais interessantes de cada um dos alimentos envolvidos.

Sabia que a casca da curgete é comestível e bastante nutritiva? Ou que para evitar que uma maçã cortada oxide, basta adicionar-lhe um pouco de sumo de limão? Estas são apenas algumas das dicas e curiosidades que o autor apresenta ao longo dos 12 capítulos do livro. Ao colocar “em confronto” diferentes alimentos, como o arroz vs. massa ou a alface vs. rúcula, João Rodrigues pretende mostrar os benefícios e as características de cada um deles, apresentado valores referentes a macronutrientes, vitaminas e minerais.

“Definir o conceito de alimentação saudável não é tarefa fácil, mas há uma regra que deve estar sempre presente: variar na alimentação.” Para o nutricionista natural de Viana do Castelo, esta mensagem é extremamente importante, porque “não há dois alimentos iguais”. O autor acredita que a alimentação é um fator chave para se “preservar a saúde, para prevenir doenças e, acima de tudo, para se ser feliz”.

Assinado por Vítor Hugo Teixeira, professor da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.Porto (FCNAUP), o prefácio da obra refere a importância de existir alguém com formação que “esclareça as pessoas sobre o verdadeiro valor dos alimentos, de forma isenta e imune às modas”.

Licenciado em Bioquímica e Ciências da Nutrição pela U.Porto, João Rodrigues é ainda doutorado em Ciências Biomédicas pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). É professor auxiliar da FMUP e docente no Instituto Politécnico do Porto e no de Viana do Castelo.

Em paralelo com a carreira académica, exerce também prática clínica como nutricionista e é autor do blogue Mundo da Nutrição.