Ricardo Fontes-Carvalho, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), foi recentemente eleito membro da direção e Conselheiro de Ecocardiografia na Associação Europeia de Imagiologia Cardiovascular (EACVI).

Durante dois anos, o médico cardiologista irá acumular estas duas funções com o cargo de chair do Web and Communications Committee, na mesma associação internacional.

“É uma responsabilidade acrescida e uma vontade ainda maior para continuar a projetar a cardiologia nacional fora de portas”, assegura o investigador da Unidade de Investigação Cardiovascular (UniC). De acordo com Ricardo Fontes-Carvalho, a nomeação representa um “reconhecimento europeu do papel importante que a Cardiologia portuguesa, sobretudo a Imagiologia Cardíaca, tem desempenhado na investigação científica, na educação e na formação médica”.

Com mais de oito mil membros, a EACVI é considerada a principal associação científica internacional dedicada à promoção da investigação, educação e treino na área da Imagiologia Cardiovascular.

Este órgão científico europeu tem como missão a “promoção da excelência no diagnóstico clínico, na investigação, no desenvolvimento técnico e na educação”.

Sobre Ricardo Fontes-Carvalho

A ligação de Ricardo Fontes-Carvalho à FMUP iniciou-se em 1998, altura em que ingressou na então licenciatura em Medicina, e mantém-se até aos dias de hoje.

Mais de vinte anos volvidos, o agora diretor do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho conta pelo meio do trajeto, na Faculdade de Medicina, com um doutoramento em Ciências Cardiovasculares e o início da carreira enquanto investigador e professor universitário.

Autor de mais de cem publicações em revistas nacionais e internacionais, e de duas publicações como capítulos de livros, o investigador da FMUP conta no curriculum com diversas distinções pela atividade desenvolvida em investigação básica e clínica e em vários ensaios clínicos relevantes.