Fernando Schmitt, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), é um dos editores do livro “WHO Reporting System for Lung Cytopathology”, recentemente publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Este é  o primeiro de uma nova série de “Reporting Systems” da OMS na área da Citopatologia, numa iniciativa conjunta da International Academy of Citology (IAC), organização científica a que Fernando Schmitt preside, e da International Agency for Research on Cancer (IARC), a agência especializada da OMS.

Esta série – WHO Reporting Systems – constitui uma “síntese da evidência publicada e da prática da Citopatologia”, estando associada à “WHO Classification of Tumors”, que vai na sua quinta edição.

Como membro permanente do IAC-IARC-WHO Joint Editorial Board, Fernando Schmitt teve um papel decisivo, também como “expert”, na publicação deste volume, que reúne informação sobre as técnicas da Citologia pulmonar, as categorias de diagnóstico e ainda recomendações para a abordagem de cada categoria de diagnóstico.

“Esperamos que este seja o início de uma solução a longo termo que vá ao encontro das necessidades da comunidade de Citopatologia. É de importância vital que os cancros continuem a ser classificados e diagnosticados de acordo com os mesmos standards a nível internacional, de modo que os doentes possam beneficiar de estudos e ensaios clínicos multicêntricos, bem como dos resultados da investigação realizada nos diferentes continentes”, afirma Fernando Schmitt, no prefácio deste primeiro volume.

Organizado por um total de 60 autores e editores, integrando os maiores “experts” a nível mundial, o “WHO Reporting System for Lung Cytopathology” contém 350 imagens de alta elevada qualidade e 1000 referências. Está disponível em formato impresso e em formato digital.

Além de professor da FMUP, Fernando Schmitt é investigador do CINTESIS@RISE e coordenador do RISE – Laboratório Associado, presidente do Board of Directors da IAC e ex-presidente da Sociedade Internacional de Patologia Mamária.