Armando Mansilha , professor convidado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), foi recentemente distinguido pela União Europeia de Médicos Especialistas (UEMS) com o título de European Rotation Training Centre in Phlebology – ERTCP – em Portugal, para a cirurgia de varizes. O médico e docente da FMUP torna-se, assim, o primeiro especialista nacional a poder receber e formar médicos estrangeiros na área da Flebologia.

“É uma área muito específica que está integrada na Cirurgia Vascular e que diz respeito a tudo o que envolve a doença venosa e, em particular, a doença venosa crónica, também conhecida como «varizes»”, explica Armando Mansilha.

Habituado a formar profissionais de saúde do próprio país, o docente considera que a Flebologia praticada em Portugal está ao mais alto nível europeu e mundial. “Temos várias publicações com fator de impacto, participamos nos principais fóruns internacionais e vários eventos têm acontecido no nosso país”, acrescenta.

A qualificação atribuída, a única até ao momento a um especialista português, tem a duração de cinco anos, mas pode ser prolongada após esse período. A distinção surge no âmbito do Comité Multidisciplinar e do Conselho Europeu de Flebologia da União Europeia de Médicos Especialistas (UEMS).

Sobre Armando Mansilha

Formado na Faculdade de Medicina da U.Porto, instituição onde completou a licenciatura (1992) e doutoramento (2005), Armando Mansilha é médico especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular e regente da mesma unidade na FMUP desde 2012.

Além de integrar vários consórcios científicos, destaca-se também pela vertente de investigação, na qual soma 100 publicações em revistas indexadas e livros.

Distinguido com diversos prémios e bolsas científicas nacionais e internacionais, ocupa, atualmente, o cargo de presidente da Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular (SPACV) e o de secretário-geral da Section and Board of Vascular Surgery da UEMS.