Jorge PolóniaJorge Polónia, docente da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e investigador do CINTESIS (Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde), foi distinguido no âmbito do 26.º Encontro Científico da Sociedade Internacional de Hipertensão (SIH).

O médico e professor universitário foi laureado com a distinção “prata” no âmbito do Best Poster Presentation Award, pelo trabalho intitulado “Evaluation of sodium and potassium intake in subpopulations within a representative sampling of the adult population of Portugal”, desenvolvido em colaboração com Luís Martins (Universidade Fernando Pessoa – Porto), Fernando Pinto (Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga) e José Nazaré (Hospital Egas Moniz de Lisboa).

Integrado no projeto PHYSA (Prevalence, awareness, treatment and control of hypertension and salt intake in Portugal: changes over a decade) – o maior projeto realizado em Portugal sobre prevalência e controlo de hipertensão, consumo de sal e padrões genéticos relacionados com a hipertensão – o poster apresentado pelo especialista da FMUP demonstra que a população portuguesa apresenta níveis elevados de sal e níveis baixos de potássio, que em muito saem dos padrões recomendados pela Organização Mundial de Saúde e por outras entidades médico-científicas.

Recorde-se que o consumo elevado de sal está associado ao desenvolvimento de hipertensão, obesidade, diabetes, lesões nos órgãos e vários problemas de natureza cardiovascular.

Licenciado e doutorado pela FMUP e com especializações em Farmacologia Clínica e Medicina Interna, Jorge Polónia é atualmente coordenador na Unidade de Farmacovigilância do Norte, Consultor de Medicina e Hipertensão do Hospital Pedro Hispano e professor associado do departamento de medicina na FMUP. Soma, no seu currículo, com dezenas de prémios e distinções. Só nos últimos dois anos, venceu o Prémio Bial de Medicina Clínica, o Prémio Fernando de Pádua e o Prémio Alberto Ferrari.

O 26.º Encontro Científico da Sociedade Internacional de Hipertensão decorreu em Seul (Coreia do Sul), entre os dias 24 e 29 de setembro.