O médico e professor Ricardo Ladeiras-Lopes, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), foi recentemente distinguido como Fellow da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC), um título de honra concedido a profissionais de saúde pela contribuição significativa em prol da especialidade.

De acordo com a ESC, este reconhecimento deve-se não só ao mérito clínico e científico, como também pela colaboração efetuada com diversos comités pertencentes a esta entidade europeia, com o intuito de diminuir o impacto global da doença cardiovascular.

“A título pessoal e profissional, trata-se de um reconhecimento do trabalho desenvolvido na cardiologia, nomeadamente nos três pilares que considero estruturantes para a especialidade: clínico/assistencial, educação/formação médica e investigação clínica e de translação”, refere Ricardo Ladeiras-Lopes.

Tendo iniciado o percurso em medicina na FMUP, primeiro no Mestrado Integrado (2010) e mais tarde com o Doutoramento em Ciências Cardiovasculares (2020), Ricardo Ladeiras-Lopes começou a atividade docente enquanto monitor, em 2008, e é, desde o último ano, professor auxiliar convidado.

Distinguido com mais de duas dezenas de bolsas e prémios científicos e académicos, o médico e investigador é também autor de mais de 60 artigos científicos publicados em diversas revistas indexadas.

Relativamente à prática clínica, Ricardo Ladeiras-Lopes desenvolve a sua atividade enquanto cardiologista clínico, especializado em imagem cardíaca avançada (TAC e ressonância magnética cardíaca), com interesse nas áreas do risco cardiovascular, doença coronária, insuficiência cardíaca e miocardiopatias.