O professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) Armando Mansilha é o primeiro autor das primeiras Guidelines para Treino dos Cirurgiões Vasculares a nível europeu.

“Esta é a primeira vez que os representantes dos vários países europeus assumem um compromisso total em relação às condições necessárias para o exercício da Cirurgia Vascular”, afirma o docente da FMUP, que assina o artigo científico publicado na International Angiology.

As Guidelines foram aprovadas por unanimidade pela União Europeia dos Médicos Especialistas (UEMS), tendo merecido o acordo de todos os delegados nacionais que integram o Council da Section and Board of Vascular Surgery.

“O documento vem plasmar os pilares estruturais e transversais da formação e do treino dos internos de Cirurgia Vascular a nível europeu. Todos os países se reveem nestes princípios”, explica Armando Mansilha, que é também secretário-geral desta organização.

Este mesmo documento foi posteriormente aprovado pelas associações médicas nacionais dos respetivos países europeus (equivalentes à Ordem dos Médicos portuguesa) e pelas secções de cada uma das especialidades médicas representadas na União Europeia dos Médicos Especialistas (UEMS).

Melhorar os cuidados prestados em Cirurgia Vascular

O objetivo destas Guidelines é elevar a qualidade dos cuidados prestados em Cirurgia Vascular à escala europeia, embora sejam conhecidas diferenças geográficas, culturais e socioeconómicas entre os vários países que poderão refletir-se nos respetivos programas de formação.

“O diagnóstico e tratamento apropriados são, obviamente, dependentes do treino adequado de cirurgiões vasculares dedicados. É totalmente inaceitável que um profissional pratique Cirurgia Vascular sem ter um programa bem-estruturado que lhe dê o conhecimento sobre a etiologia, a fisiopatologia, o diagnóstico e a terapia das doenças arteriais, venosas e linfáticas”, observa Armando Mansilha.

De acordo com o docenteda FMUP, “devemos também considerar, cada vez mais, o exame europeu como a bitola mínima para que os cirurgiões vasculares possam trabalhar em diferentes países da Europa. Atualmente, este exame europeu de Cirurgia Vascular como um exame de titulação obrigatório, em alguns países, ou uma qualificação extra, um título por excelência, noutros países.

A Cirurgia Vascular é uma disciplina clínica e científica que envolve o diagnóstico, o tratamento e a prevenção de doenças que afetam artérias, veias e vasos linfáticos. É igualmente essencial em equipas multidisciplinares que lidam, por exemplo, com uma multiplicidade de doenças, desde as mais prevalentes às mais complexas, como, por exemplo, aneurismas, varizes, tromboembolismos, pé diabético, entre outras.