O docente e investigador Paulo Melo, da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP) e do Instituto de Saúde Pública da U.Porto (ISPUP),  foi recentemente eleito para um segundo mandato de três anos na direção da Federação Dentária Internacional (FDI), entidade que conta com mais de 189 associações dentárias, em representação de 133 países e mais de um milhão de médicos dentistas.

Eleito durante a Assembleia Geral  do World Dental Congress 2021, que decorreu no passado dia 29 de setembro, em formato online Paulo Melo mostra-se satisfeito por assumir o seu segundo mandato como Councilor, com a vantagem adicional de “poder tirar partido da experiência previamente adquirida nas atividades da FDI”.

“Ter sido o primeiro eleito num grupo de 13 candidatos de todo o mundo é o reconhecimento, por parte da comunidade mundial da Medicina Dentária, do trabalho que tem sido desenvolvido em prol da FDI, da Medicina Dentária e da Saúde Pública Oral”, destaca o docente e investigador.

A FDI representa os médicos dentistas e a saúde oral ao mais alto nível, num contexto mundial. Tem como missão aumentar a consciencialização sobre a importância de uma boa saúde oral e o seu papel vital na garantia da saúde geral e do bem-estar, procurando salvaguardar, a nível mundial, a saúde das pessoas, através da melhoria da prevenção, tratamento e controle de doenças orais.

Sobre Paulo Melo

Paulo Melo é Professor Associado com agregação da FMDUP, coordenador do Departamento de Saúde Publica Oral do ISPUP, investigador na EPIUnit e tem desenvolvido o seu trabalho de investigação nas áreas da Educação, Cariologia e Saúde Pública Oral, sempre com uma perspetiva socioprofissional associada.

Membro dos órgãos dirigentes da Ordem do Médicos Dentistas (OMD) ao longo das últimas duas décadas, foi o Coordenador do Grupo de trabalho da OMD de acompanhamento da COVID-19. Participou, neste contexto, na elaboração dos documentos orientadores para a Medicina Dentária da OMD, da DGS e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Adicionalmente, integrou o grupo de trabalho da Direção Geral da Saúde (DGS) que elaborou o Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral e lançou a vertente do programa conhecido como “Cheque-Dentista”, entre outras atividades.

Internacionalmente, foi membro eleito do comité de Saúde Pública da FDI durante dois mandatos de três anos, tendo sido vice-presidente durante quatro anos. Atualmente, entre outras atividades, preside ao grupo de trabalho que acompanha os desenvolvimentos mundiais da COVID-19 relacionados com a Medicina Dentária, bem como ao grupo de trabalho responsável pela organização anual do dia Mundial da Saúde Oral.

É membro eleito da Direção do Council of European Dentists (CED), entidade que representa, junto da Comissão Europeia, 340.000 médicos dentistas, através das 33 associações de Medicina Dentária de 31 países europeus. É presidente do grupo de trabalho Education and Professional Qualifications do CED.

Como investigador da EPIUnit, Paulo Melo integra atualmente o ITR – Laboratório Associado.