A terceira edição dos prémios distinguiu a contribuição do docente da FMDUP para a medicina dentária em Portugal.

O médico dentista António Felino, doutorado em Cirurgia Oral e professor catedrático de Cirurgia Oral na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto foi galardoado com o Prémio Especial Carreira na 3.ª edição dos Prémios Saúde Oral, que decorreu no dia 25 de junho no Tiara Park Atlantic, em Lisboa.

No discurso de aceitação do prémio, o docente da U.Porto salientou a natureza da sua carreira, que surgiu por assumir as responsabilidades e tarefas incumbidas da melhor maneira “de modo a dignificar a Medicina Dentária e os colegas”.  “Uma carreira nasce espontaneamente, como as plantas silvestres na natureza”, e segundo António Felino, a sua carreira “foi exatamente assim”.

Os Prémios Saúde Oral são uma iniciativa da revista Saúde Oral que visa premiar os melhores da medicina dentária em Portugal, em várias categorias, tais como: Prémios Produto, Prémios Clínicos, Prémio Projeto Inovação e Prémio de Solidariedade Social na área da Medicina Dentária e Prémio Especial Carreira.

António Felino é médico dentista, doutorado em Cirurgia Oral pela Universidade do Porto. Foi o primeiro presidente da Comissão Científica da Associação Profissional dos Médicos Dentistas (desde 1998) e, mais tarde, da Ordem dos Médicos Dentistas, até dezembro de 2009. É também professor catedrático de Cirurgia Oral, na Faculdade de Medicina Dentária da U.Porto.