Félix Carvalho, Professor Catedrático da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), foi eleito, no passado dia 5 de fevereiro, presidente da Secção Regional Norte da Ordem dos Farmacêuticos (OFNorte) para o triénio 2022-2024.

Aos 58 anos, mais de 30 dos quais dedicados à carreira farmacêutica, o também investigador e líder do grupo de Toxicologia do Laboratório Associado UCIBIO-REQUIMTE assume assim mais um cargo de relevo no domínio das ciências farmacêuticas. Atual Presidente da Sociedade Portuguesa de Farmacologia, preside, desde 2018, à Federação dos Toxicologistas Europeus e das Sociedades Europeias de Toxicologia (EUROTOX).

Licenciado em Ciências Farmacêuticas, Doutorado em Toxicologia e Agregado em Ciências Químicas e Físico-Químicas pela Faculdade de Farmácia da U.Porto, Félix Carvalho é Professor Catedrático da FFUP (desde 2012), instituição onde desempenha também o cargo de Presidente do Conselho Científico,

Com um percurso científico fortemente ligado ao Laboratório de Toxicologia da FFUP, do qual é responsável, é autor de centenas de artigos científicos e capítulos de livros na área da Toxicologia, com especial enfoque no domínio da avaliação dos mecanismos de toxicidade de xenobióticos e do desenvolvimento de antídotos),

Em paralelo com a docência e investigação, o novo líder dos farmacêuticos do Norte destaca-se igualmente pela ampla participação na área regulamentar, na Comissão de Avaliação de Medicamentos do INFARMED, no Grupo de Avaliação de Medicamentos Veterinários (GAMV) da Direção Geral de Veterinária, na Agência Europeia do Medicamento (EMA) e na Agência Europeia dos Produtos Químicos (ECHA).

FFUP em peso na nova direção da OFNorte

Para além de Félix Carvalho, a direção recém-eleita da Secção Regional Norte da Ordem dos Farmacêuticos inclui também os nomes de José Manuel Sousa Lobo, professor catedrático jubilado e antigo diretor da FFUP, Alice Rodrigues, Ariana Araújo, Carlos Sá , todos eles antigos estudantes de Farmácia.

Integram ainda a nova equipa da OFNorte os alumni da FFUP: Vítor Seabra e Ana Catarina Silva (presidente e vogal da Assembleia Geral, respetivamente), Florbela Braga e Isabel Cunha (presidente e vogal do Conselho Fiscal, respetivamente), Catarina Lages, Inês EstevesMaria Luís Queirós e Pedro Soares (vogais do Conselho Jurisdicional).

Numa reação à eleição, Félix Carvalho refere que “é uma honra liderar este projeto com um grupo de farmacêuticos de elevados valores humanos e qualidade profissional”.

“A confiança que nos foi depositada nestas eleições confere-nos uma grande responsabilidade, que eu encaro com a serenidade de quem sabe que tem uma equipa capaz, experiente e diligente. Estamos preparados para concretizar o nosso lema e iniciar a nossa dádiva por todos, em prol do futuro da Classe Farmacêutica”, destaca o novo líder da OFNorte, que sucede no cargo a Franklim Marques, também ele docente da FFUP.