F. Xavier Malcata, Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi recentemente distinguido com o Stephen S. Chang Award, atribuído pela prestigiada American Oil Chemists’ Society (AOCS), associação internacional sediada nos EUA que tem por missão a procura da excelência em ciência e tecnologia de gorduras, óleos, agentes tensioativos e materiais relacionados.

Trata-se da primeira vez que um português é reconhecido com este conceituado prémio, que visa distinguir um cientista, técnico ou engenheiro que tenha contribuído de forma extraordinária – através da sua investigação – para a melhoria de produtos existentes ou o desenvolvimento de novos produtos relacionados com lípidos.

“É uma honra ter sido escolhido, não apenas por ser o primeiro português a receber tal galardão, mas sobretudo pelo reconhecimento público das contribuições pioneiras que fiz para a biotecnologia dos lípidos e que hoje se tornaram rotina em algumas grandes indústrias.”, avança o também investigador do Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia (LEPABE).

Considerado pioneiro na área da imobilização de lipases, o trabalho de F. Xavier Malcata contribuiu de forma decisiva – e com base numa forte componente de modelização matemática – para a racionalização e vulgarização dessa mesma técnica.

As lipases são enzimas que evoluíram a partir de proteases e se especializaram na hidrólise de óleos e gorduras, sendo ativadas, de forma única, por interfaces água/lípido e capazes de catalisar reações de interesterificação. São precisamente estas reações que se encontram na base da engenharia de lípidos, destinada a reforçar o seu contributo positivo para a nutrição e, simultaneamente, minimizar os seus efeitos nocivos sobre a saúde.

O reconhecimento pelos pares de uma carreira de investigação na área das lipases assume “inequívoca importância” para o investigador, constituindo igualmente “a oportunidade de poder ombrear com alguns dos mais importantes expoentes mundiais na área do processamento físico, químico e biológico de óleos e gorduras”, como acrescenta.

O professor da FEUP junta-se, assim, a alguns dos mais sonantes investigadores a nível mundial anteriormente distinguidos pela AOCA. A entrega do Stephen S. Chang Award terá lugar em maio de 2022, durante o Congresso Anual da AOCS em Atlanta, GA (EUA), onde terá a oportunidade de proferir uma lição plenária convidada.

O reconhecimento internacional de F. Xavier Malcata

Recorde-se que F. Xavier Malcata pertence aos 0.5% de topo dos cientistas mais influentes a nível mundial – de entre os 7 milhões de cientistas que à data publicaram pelo menos cinco artigos em revistas arbitradas -, de acordo com a última versão do Stanford Ranking. Para além de ser autor de Enzyme Reactor Engineering (11 volumes, Wiley), publicou mais de 470 artigos que receberam quase 18.000 citações no seu total, correspondendo a um índice h de 65.

Membro da AOCS desde 1991, o investigador já recebeu anteriormente o Ralph H. Potts Memorial Award (1991) e o Young Scientist Research Award (2001) atribuídos por esta sociedade internacional, tendo sido eleito para Fellow em 2014.

Entre outras distinções internacionais, realça-se o Foundation Scholar Award (1998), o Danisco International Dairy Science Award (2007), o Distinguished Service Award (2012) e o Teaching Award in Dairy Manufacturing (2019) pela American Dairy Science Association (EUA), assim como o Samuel Cate Prescott Award (2008) e o William V. Cruess Award (2014) pelo Institute of Food Technologists (EUA), e ainda o International Leadership Award (2008) e o Elmer Marth Educator Award (2011) pela International Association for Food Protection (EUA). Foi igualmente distinguido, em 1999, com o título de Chevalier dans l’Ordre des Palmes Académiques pelo governo francês.