Jorge Lino, professor no Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigador no Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica (LAETA), recebeu recentemente o prémio “TecnoMetal” 2022, atribuído pela Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP).

Homónimo da revista de caráter técnico-científico “TecnoMetal”, o prémio pretende homenagear o melhor artigo publicado no âmbito de uma secção temática, que nesta 14.ª edição destaca a área de processamento de materiais.

Intitulado “Mini-extrusor de duplo fuso para aplicação em fabrico aditivo”, o artigo premiado resulta do trabalho conjunto desenvolvido no Laboratório de Desenvolvimento de Produto e Serviços da FEUP, por parte de Joaquim Netto, estudante do Programa Doutoral da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.

Esta parceria estabelecida com a Universidade do Porto permitiu estender a investigação, que descreve o desenvolvimento de uma nova plataforma de fabrico aditivo baseada no processo de extrusão duplo fuso. O objetivo é permitir alimentação de matérias-primas em grânulos, seguida de mistura no estado fundido e de estruturação 3D do material resultante.

“Além dos resultados preliminares de simulação, parte do protótipo foi fabricada e montada na FEUP, demonstrando a viabilidade da proposta”, explica Jorge Lino, que foi também arguente da tese final de Joaquim Netto.

Após finalizar a fabricação dos principais componentes do extrusor, o intuito passou pela implementação do sistema de aquecimento e controlo de temperatura para verificar a aplicabilidade global da plataforma.

(Foto: DR)

“A utilização frequente da técnica de fabrico aditivo por extrusão deve-se à facilidade de processamento, ao baixo custo e à diversidade dos polímeros disponíveis, materiais preferenciais na impressão 3D. Na fronteira das aplicações desta tecnologia, o recente conceito de impressão 4D surge como força motriz para a melhoria dos equipamentos e processos de FA”, clarifica o docente, que é Presidente da Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM) desde 2019.

Na investigação participaram ainda Zilda Silveira, professora na Universidade de São Paulo, e ainda José Covas e António Cunha, professores no Departamento de Polímeros da Universidade do Minho.

Sobre Jorge Lino Alves

Atualmente, além de docente e investigador na FEUP, é diretor do Mestrado em Design Industrial e de Produto e diretor do DESIGNSTUDIO (FEUP) e do Laboratório de Fabrico Aditivo, ambas estruturas sediadas na Faculdade de Engenharia.

Como Presidente da Sociedade Portuguesa de Materiais, Jorge Lino acumula ainda os cargos de diretor da revista Ciência e Tecnologia de Materiais e coordenador da Divisão Técnica de Materiais Estruturais. Foi vice-presidente do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI) e vogal do Colégio de Engenharia Mecânica (Região Norte) da Ordem dos Engenheiros.

Jorge Lino está atualmente ligado à investigação na área do desenvolvimento de produto, materiais cerâmicos e fabrico aditivo. É coautor de sete livros, publicou mais de 500 artigos, orientou 161 dissertações, tem 26 prémios em concursos e participou em dezenas de projetos nacionais e internacionais.