Joaquim Góis com o Diretor da FEUP, João Falcão e Cunha. (Foto: DR)

Joaquim Góis, Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia de Minas da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) participou recentemente num programa de mobilidade para docentes na Faculdade de Engenharia da Universidade de Kasetsart (Banguecoque), com o objetivo de promover a transferência de conhecimento e de partilhar as boas práticas nas áreas da Engenharia de Minas e da Engenharia do Ambiente.

De 1 a 5 de julho, num total de 30 horas de contato, o docente teve a oportunidade vivenciar o campus da faculdade tailandesa, bem como contactar com alguns serviços e departamentos da instituição, que lhe apresentaram diferentes projetos, tecnologias e experiências pedagógicas realizadas pelos docentes daquela Faculdade Tailandesa.

O docente da FEUP protagonizou ainda diversas apresentações institucionais sobre a U.Porto e a Faculdade de Engenharia, tendo realizado quatro palestras versando os problemas ambientais associados a antigas explorações mineiras e a temática dos recursos hidrogeológicos.

O docente da FEUP com o Diretor da Faculdade de Engenharia de Kasetsart, Peerayuth Chamsethikul

A experiência de mobilidade de Joaquim Góis foi coordenada pela Divisão de Relações Internacionais da Faculdade de Kasetsart e realizou-se ao abrigo do projeto financiado pela União Europeia ‘Merging Voices’ (MV), que integra o Programa “Erasmus + KA107” e que tem como grande objetivo, apoiar o intercâmbio entre docentes, colaboradores e estudantes de quatro instituições de ensino superior portuguesas com instituições de 26 países de todo o mundo, promovendo o desenvolvimento social, económico e cultural de ambos.

Convidado a partilhar a importância deste tipo de iniciativas, o docente da FEUP resume a experiência com um célebre provérbio tailandês, “สนุก, สบาย, สะดวก. Sanuk, Sabai, Saduak” “Sê feliz; permanece sereno; contenta-te com aquilo que a vida te oferece”.

Mais informações sobre o projeto Merging Voices disponíveis aqui.