Rui Ribeiro é Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP. (Foto: D.R.)

Rui Paulo Soares Ribeiro, Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), é o novo Presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

Nomeado pelo Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, o docente da FEUP assumiu a pasta no passado dia 14 de janeiro, sucedendo a Jorge Jacob, que ocupava o cargo desde 2013.

Licenciado em Engenharia Física Tecnológica pelo Instituto Superior Técnico (IST) e Doutorado em Ciências – Física da Radiação pela Universidade de Coimbra, Rui Ribeiro alia a carreira de docência à vertente de investigação, muito ligada a instituições como o Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica, o Instituto de Engenharia e Gestão Industrial, ou a European Organization for Nuclear Research, de Genebra, na Suíça.

Entre 1988 e 2001, foi investigador sénior do quadro e investigador associado da Organização Europeia de Investigação Nuclear – European Organization for Nuclear Research (CERN), em Genebra, Suíça, onde, para além do trabalho de investigação realizado, “contribuiu para o desenvolvimento e construção de equipamentos usados em física e medicina, adquiriu competências em gestão e liderança de equipas de inovação num ambiente internacional e multilingue”, refere o comunicado do Ministério da Administração Interna.