Convolution Neural Network Models for Acute Leukemia Diagnosis é o nome do artigo que valeu a João Tavares, professor no Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigador no Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica do INEGI, a conquista de uma Menção Honrosa no âmbito da International Conference on Systems, Signals and Image Processing (IWSSIP) 2020.

Juntamente com uma equipa de investigadores da Universidade Federal do Piauí no Brasil (UFPI), o investigador da U.Porto focou-se na melhoria do diagnóstico precoce da Leucemia Linfoide Aguda e da Leucemia Mieloide Aguda, propondo uma deteção automática das patologias através de técnicas de processamento de imagem e de machine learning.

“Os tratamentos da Leucemia Linfoide Aguda e da Leucemia Mieloide Aguda são diferenciados e o diagnóstico precoce auxilia na sobrevida do doente. Existem sistemas computacionais que providenciam um diagnóstico auxiliar e eficaz para os especialistas. Através de imagens de exames, esses sistemas utilizam técnicas de processamento de imagem e de machine learning para auxiliar os especialistas na obtenção de diagnósticos sobre a leucemia aguda”, explica João Tavares.

A importância do diagnóstico precoce

Com vasta experiência em processamento e análise de imagens biomédicas, o investigador da FEUP esclarece ainda a importância e o impacto de um diagnóstico precoce no desenvolvimento da doença. “Estes dois tipos de leucemia aguda necessitam de um diagnóstico em estágios iniciais da doença para proporcionar o tratamento adequado. O objetivo deste trabalho foi realizar a deteção automática dos tipos de leucemia aguda a partir de imagens de lâminas de sangue”, elucida João Tavares.

A investigação em causa conta com a participação de diversos investigadores da área da engenharia, com João Tavares a colaborar ativamente na definição de tarefas, análise dos resultados obtidos e na escrita de publicações. Como único português a participar, o professor da FEUP sublinha os benefícios de trabalhar conjuntamente com colegas de outras universidades.

A internacionalização das universidades é uma estratégia crucial das instituições de ensino superior. Isso deve-se ao contexto de globalização da economia e da competitividade do ensino superior e está presente nos mais diversos rankings internacionais de universidades. Esta parceria visa ampliar as possibilidades de investigação entre as equipas da FEUP e a da UFPI, realizando projetos que, de outra forma, não seriam possíveis.”, conclui o investigador.