F. Xavier Malcata, professor catedrático do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi recentemente distinguido com o International Dairy Foods Association (IDFA) Teaching Award in Dairy Manufacturing, atribuído pela American Dairy Science Association (EUA), a maior associação técnico-científica do mundo na área dos lacticínios.

É a primeira vez que um português é reconhecido com este conceituado galardão, destinado a docentes que se destaquem pelos seus “contributos extraordinários” para o ensino na área dos lacticínios.

“É uma honra ter sido escolhido para receber, em 2020, este prémio – e um privilégio ter vindo na sequência de nomeação por uma das maiores referências americanas de sempre em ciência e tecnologia de lacticínios” – confessa o docente. E acrescenta: “Tal prémio vem, de alguma forma, reconhecer os meus esforços e contributos pedagógicos em prol da formação avançada nesta importante área do conhecimento, ao longo de quase três décadas de carreira universitária.”

O percurso de F. Xavier Malcata na área de engenharia alimentar inclui o desempenho de papéis decisivos na interface com o setor empresarial e na gestão académica. De entre as abordagens pioneiras em ciência e tecnologia alimentar que protagonizou, destacam-se o desenvolvimento de ingredientes nutracêuticos e alimentos funcionais (i.e. com contributo ativo para a saúde); e a caracterização e melhoramento de alimentos tradicionais portugueses, incluindo a conceção de culturas microbianas de arranque e afinagem para queijos.

Mais recentemente – e enquanto investigador do Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia (LEPABE) da FEUP, tem trabalhado no desenvolvimento de novas matrizes pré- e probióticas de origem vegetal. Paralelamente, ten mantido uma estreita colaboração com a Universidade dos Açores, focada na caracterização e melhoria de qualidade dos queijos de S. Jorge e do Pico.

F. Xavier Malcata é autor diversas patentes e mais de uma dezena de livros publicados – para além de ter sido autor/coautor de mais de 400 publicações internacionais em revistas científicas arbitradas,

No invejável palmarés internacional do docente, inclui-se ainda o Elmer Marth Educator Award, atribuído em 2011 pela International Association for Food Protection (EUA); e o William V. Cruess Award for Excellence in Teaching, atribuído em 2014 pelo Institute of Food Technologists (EUA).