Humberto Varum, Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), é o novo Presidente do Colégio Nacional de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros.

“Espero, em estreita colaboração com os membros eleitos do Colégio, contribuir para a valorização da Engenharia Civil e apoiar os colegas engenheiros civis a melhor servir a sociedade em todos os atos de engenharia em que se envolvam”, avança o também presidente da Direção do Instituto da Construção (IC) da U.Porto e vice-coordenador do Instituto de I&D de Estruturas e Construção (CONSTRUCT).

As eleições na Ordem dos Engenheiros para o mandato 2022/2025 realizaram-se a 12 de fevereiro para os órgãos nacionais, regionais e locais. Fernando de Almeida Santos foi eleito Bastonário da Ordem dos Engenheiros para o triénio 2022-2025.

A cerimónia de tomada de posse dos novos Órgãos Nacionais da Ordem dos Engenheiros (OE) decorreu no passado dia 25 de março, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa.

Sobre Humberto Varum

Atual diretor do Programa Doutoral em Engenharia Civil da FEUP, Humberto Varum é, desde 2015, membro da Direção do Instituto da Construção (IC) da Universidade do Porto, ao qual presidente desde 2019. Foi Perito Nacional Destacado no laboratório ELSA (European Laboratory for Structural Assessment), do JRC (Joint Research Centre), da Comissão Europeia, em Itália, no período de julho de 2009 a agosto de 2010.

É membro do Comité Nacional do ICOMOS (Council on Monuments and Sites) desde 2009 e Expert Member do ISCEAH (International Scientific Committee of Earthen Architectural Heritage) desde 2011. Integra desde 2018,  a Academia de Ingeniería de México.

Os principais interesses de investigação de Humberto Varum incluem a avaliação, reabilitação e reforço sísmico de estruturas, e reabilitação e reforço sísmico de construções históricas.

Do percurso do docente e investigador da FEUP destaca-se ainda a participação em várias missões de reconhecimento pós-sismo, nomeadamente em L’Aquila (Itália, 2009), Lorca (Espanha, 2011), Emília-Romanha (Itália, 2012), Gorkha (Nepal, 2015) e Puebla (México, 2017).