O português Pedro Camanho, Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigador do INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial, foi escolhido para integrar o conselho editorial da Internacional Journal of Solids and Structures, uma publicação da Elsevier que está cotada como uma referência mundial na área de mecânica dos sólidos e das estruturas.

Fundada há mais de meio século por George Herrmann da Universidade de Stanford, a Internacional Journal of Solids and Structures é especializada em temas relacionados com a análise de rotura, escoamento, propagação de ondas, fenómenos acoplados, métodos de otimização, transferência de calor, modelação constitutiva e métodos numéricos em mecânica dos sólidos e das estruturas.

Estes são, de resto, alguns dos temas que vêm ocupando Pedro Camanho ao longo de um percurso científico que constitui uma referência internacional na área dos materiais compósitos avançados. A ele deve-se o desenvolvimento de vários modelos computacionais e novas técnicas de caracterização experimental destes materiais que são atualmente usadas pelas indústrias automóvel e aeronáutica.

Professor Catedrático da FEUP desde 2014, o também presidente do Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica (LAETA) e Diretor da área de ‘Space-Earth Interactions’ do programa UT Austin Portugal foi responsável, por exemplo, pela criação de um modelo para a previsão da rotura progressiva de materiais compósitos – conhecido por Camanho Method ou Camanho Model – que foi integrado na versão mais recente do Digimat, um software de referência para engenheiros de todo o mundo.

Pedro Camanho é também membro do Conselho Consultivo da Sociedade Europeia de Mecânica (EUROMECH), membro do Conselho da Sociedade Europeia de Materiais Compósitos (ESCM) e do Painel de Engenharia do Conselho Europeu de Pesquisa (ERC). Já em 2020,  foi nomeado fellow da Royal Aeronautical Society e eleito o investigador do ano da Universidade do Porto.