João Catalão, professor do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade Porto (FEUP), é o primeiro investigador da U.Porto a atingir a primeira posição a nível nacional nas áreas da Engenharia Eletrotécnica, Ciências da Computação e Eletrónica no ranking da Guide 2 Research, um dos principais portais no mundo de investigação em Ciências da Computação e Eletrónica.

Aos 45 anos, o também investigador do Centro de Sistemas de Energia (CPES) do INESC TEC conta já com mais de 800 publicações no Google Scholar, 131 dessas indexadas no Digital Bibliography & Library Project (DBLP), plataforma de pesquisa bibliográfica na área das Ciências da Computação, e mais de 17.400 citações, conferindo-lhe um h-index de 67.

Em 2020, João Catalão já havia sido o investigador da U.Porto melhor classificado no ranking nacional do portal Guide 2 Research, classificando-se então na 3.ª posição entre os 17 portugueses selecionados pelo seu percurso científico e académico.

“Estou muito satisfeito com a posição obtida num ranking tão relevante quanto este, uma vez que combina quantidade e qualidade na produção científica, quantificando a produtividade e o impacto de investigadores com base nos seus artigos mais citados.”, afirma o docente.

Focadas no domínio da Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, as áreas de estudo do investigador centram-se na temática da Energia. Os seus artigos mais citados propõem diversas abordagens relativamente à previsão dos preços da eletricidade e da produção renovável, a casas e rede elétrica inteligentes (smart grid), à sustentabilidade energética e energias renováveis, a veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia, a mercados elétricos, à operação e planeamento dos sistemas de energia e à otimização e inteligência computacional.

O ranking deste ano do Guide 2 Research contempla ainda outros 21 investigadores de várias universidades e unidades de investigação pertencentes, dos quais quatro pertencem à U.Porto. Para além dos “repetentes” João Gama (FEP e INESC TEC) João Barros (FEUP e IT/U.Porto) , a lista inclui ainda os nomes de João Manuel Tavares António Pedro Aguiar, docentes, respetivamente, dos departamentos de Engenharia Mecânica e de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP.

A classificação elaborada pelo Guide2Research baseia-se no h-index do Google Scholar, tendo sido considerados apenas os cientistas com um h-index igual ou superior a 40. São ainda tidos em conta o número de citações, bem como o número de publicações indexadas no DBLP.

Este ranking tem como objetivo oferecer mais visibilidade à comunidade académica e expor as contribuições mais influentes na área das Ciências da Computação e Eletrónica.

Sobre João Catalão

João Catalão é doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior (UBI), instituição onde iniciou também a sua carreira profissional e alcançou a posição de Diretor de Curso, Membro do Conselho Pedagógico e Membro do Conselho Científico.

Em setembro de 2015, ingressou na FEUP como Professor Associado com Agregação e, em março de 2016, juntou-se também ao INESC TEC como Investigador Sénior.

Autor de mais de 800 publicações científicas, incluindo 400 artigos em revistas internacionais, 380 comunicações em atas de conferências internacionais e 40 capítulos em livros internacionais, foi ainda coautor de duas patentes: uma internacional (United States Patent) e uma nacional (INPI).